28 de November de 2021

NOTICIAS

Relata presença na Costa Rica da praga do caramujo africano

Relata presença na Costa Rica da praga do caramujo africano

San José 28 Abr (Prensa Latina) O Serviço Fitossanitário do Estado (SFE) informou sobre a presença na Costa Rica hoje da praga do caramujo gigante africano (Achatina fulica), uma das maiores ameaças à agricultura e ao meio ambiente.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O presidente executivo da SFE, Fernando Araya, indicou que a detecção da peste se deu graças à vigilância fitossanitária e à ação cidadã.

Ele especificou que essa espécie apareceu e está contida em Curubandé, na Libéria, capital da província de Guanacaste (noroeste do país), onde trabalham com vizinhos, que colaboram com as autoridades fitossanitárias, o que permitiu vigilância e captura constantes.

Após a sua identificação por especialistas nacionais, a SFE, do Ministério da Agricultura e Pecuária, notificou a Convenção Internacional de Proteção Vegetal sobre a presença desta nova praga no país, que confirmou uma autoridade internacional de uma terceira nação.

A SFE defende que o caramujo gigante africano pode se adaptar a uma ampla gama de ambientes e é uma das maiores ameaças à agricultura e ao meio ambiente, para o qual se aplicam medidas fitossanitárias para a erradicação da praga, localizada e contida em uma área onde existe. não há plantações agrícolas comerciais.

Em nota divulgada em seu perfil no Facebook, a entidade explica que as ações incluem inspeção visual nos atuais pontos de detecção, coleta de caramujos na área sob vigilância e aplicação de moluscicida.

Da mesma forma, ele continua, coleta e remove restolho e objetos de host; eles montam armadilhas e monitoram a área.

Araya afirmou que continuarão com esse trabalho para reduzir cada vez mais a presença do molusco e intensificarão as medidas de erradicação, com o apoio de organismos internacionais especializados no processo de controle e erradicação de pragas.

ga/ale/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.