29 de November de 2021

NOTICIAS

ONU apoia a resposta após a atividade vulcânica no Caribe

ONU apoia a resposta após a atividade vulcânica no Caribe

Nações Unidas, 28 abr (Prensa Latina) Equipes de várias agências da ONU estão trabalhando hoje em São Vicente e Granadinas e também em Barbados para fornecer assistência ambiental em resposta aos danos causados pelo vulcão La Soufrière.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Especialistas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários estão no terreno para avaliar os danos e desenvolver estratégias.

O porta-voz adjunto do secretário-geral da ONU, Farhan Haq, disse que vários deles têm experiência em geologia, gerenciamento de cinzas, contaminação ambiental e resposta ecológica. Atualmente, disse ele, a qualidade do ar, o gerenciamento de cinzas e a contaminação da água e do solo relacionada à atividade vulcânica estão entre as principais preocupações.

Outros desafios incluem saneamento em abrigos, uso excessivo de plásticos, bem como a grande quantidade de resíduos gerados pelos contínuos esforços de alívio, acrescentou.

A segurança alimentar e a subsistência são afetadas devido ao impacto das erupções em curso na agricultura, pecuária, ecossistemas marinhos e ecoturismo, disse ele.

Segundo Haq, a maior parte da equipe da ONU está em São Vicente e Granadinas, onde as erupções de La Soufrière causaram uma grave crise humanitária.

O vulcão continua em erupção e todo o país caribenho permanece no nível de alerta vermelho.

La Soufrière irrompeu em 9 de abril e desde então forçou o deslocamento de mais de 20.000 pessoas para ilhas vizinhas e locais protegidos.

Diante da emergência, as Nações Unidas, a Comunidade do Caribe, os membros do Tratado Comercial da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América, entre outras entidades e Estados, enviaram recursos e assistência.

mem / ifb/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.