7 de December de 2021

NOTICIAS

Índia e Rússia devem estabelecer relações de Defesa e Ministerial

Índia e Rússia devem estabelecer relações de Defesa e Ministerial

Nova Delhi 28 Abr (Prensa Latina) A Índia e a Rússia estabelecerão um Diálogo Ministerial 2 + 2 sobre as Relações Exteriores e as Defesa para promover a associação estratégica bilateral, informou hoje o site do Ministério das Relações Exteriores.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Isso surgiu após a conversa telefônica entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

Os dois líderes analisaram várias cooperações bilaterais, especialmente na área de exploração espacial e no setor de energia renovável, inclusive na economia do hidrogênio, acrescentou a fonte.

Modi agradeceu a Putin pela ajuda e apoio da Rússia na luta da Índia contra o Covid-19, observando que o rápido apoio da nação euro-asiática é um símbolo de parceria duradoura.

Em uma série de tweets após a conversa com Putin, Modi disse que a cooperação na vacina russa Sputnik-V ajudará a humanidade a combater a pandemia do Covid-19.

O presidente Putin expressou sua solidariedade ao povo e ao governo da Índia e comunicou que seu país estenderia todo o apoio possível.

Ele também apreciou a aprovação do uso emergencial da vacina Sputnik-V na Índia, que será fabricada aqui para uso doméstico, bem como na Rússia e em outros países.

Modi expressou seu apreço pelo apoio recebido de Moscou para o programa espacial indiano e pela conclusão da fase russa de treinamento dos quatro astronautas da missão Gaganyaan, que enviará cidadãos indianos ao espaço.

Os dois líderes lembraram as importantes decisões tomadas durante sua última cúpula em Vladivostok, em setembro de 2019.

O primeiro-ministro indiano expressou seu interesse na visita de Putin a Nova Delhi no final deste ano para a Cúpula Bilateral.

Putin garantiu o apoio da Rússia ao sucesso da presidência indiana do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) durante 2021, bem como o contato próximo em questões bilaterais e internacionais.

ga/abm/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.