27 de November de 2021

NOTICIAS

Governo francês apresenta nova lei antiterrorismo

Governo francês apresenta nova lei antiterrorismo

Paris, 28 abr (Prensa Latina) O Ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, apresentou hoje no Conselho de Ministros um novo projeto de lei contra o terrorismo, poucos dias após o esfaqueamento fatal de um policial por um extremista islâmico.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Embora o governo diga que não há conexão entre a introdução da iniciativa e a ação terrorista da última sexta-feira no departamento do norte de Yvelines, a mídia insiste em ligá-los, relatando que o executivo retomou o texto impulsionado pelo crime cometido por um tunisino radicalizado.

O projeto procura fortalecer uma lei adotada em 2017 para combater o flagelo, e inclui maiores facilidades para a autorização de visitas a casas durante investigações por terrorismo, o fechamento de locais de culto ligados a atividades suspeitas e o uso de algoritmos para rastrear dados pessoais.

Também prevê uma extensão da vigilância das pessoas condenadas por terrorismo que são libertadas da prisão e a possibilidade de limitar os direitos de reunião dos indivíduos em casos particulares de ameaça.

O Ministro Darmanin defendeu em declarações à estação de rádio France Inter a necessidade de reforçar a lei antiterrorista, com argumentos como o fato de que os responsáveis pelos últimos nove ataques em solo francês não tinham registros nos serviços de inteligência.

Segundo o oficial, o rastreamento pela Internet é uma ferramenta importante, que ajudou a evitar dois dos 35 ataques frustrados no país em 2017.

O governo insiste que a ameaça permanece latente e a complexidade do fenômeno, da ação de extremistas locais e dos chamados ‘lobos solitários’, pessoas sem vínculos conhecidos com organizações terroristas.

Desde janeiro de 2015, mais de 250 franceses perderam suas vidas por atos terroristas, o que também deixou milhares de feridos e traumatizados. mem/wmr/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.