18 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Governo da Somália busca solução para crise política

Governo da Somália busca solução para crise política

Mogadíscio, 28 abr (Prensa Latina) O presidente da Somália, Mohamed Abdullahi Mohamed, disse hoje que seu governo vai restabelecer o diálogo com a oposição para buscar uma saída para a crise política nacional, informou a publicação do Hiiraan.com.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Ao se dirigir à audiência nacional, o presidente afirmou que os signatários do acordo pré-eleitoral assinado em 17 de setembro de 2020 devem sentar-se imediatamente à mesa de negociações para a implementação desse mecanismo.

De acordo com este pacto, a Comissão Nacional Eleitoral deve propor eleições diretas, por sufrágio universal.

O acordo também contempla a formação de uma comissão responsável pelas eleições presidenciais e aspectos relacionados à segurança desse processo, transformações nos comandos da Polícia e do Exército e limitação de poderes do atual poder executivo.

Como passo prévio às negociações com organizações de oposição, em seu discurso o presidente disse que no próximo sábado comparecerá ao parlamento para obter sua aprovação para o início do processo eleitoral.

A afirmação do presidente Abdullahi Mohamed, conhecido como Farmajo, ocorre em meio a confrontos entre forças do governo e milícias que defendem setores contrários ao Executivo em Mogadíscio, na capital, e em outras partes desse território.

As ações violentas, ocorridas nas últimas horas, causaram a morte de três pessoas, incluindo dois policiais, segundo fontes médicas.

Dentro do território somali, o descontentamento popular aumentou recentemente depois que a Câmara Baixa do Parlamento aprovou a extensão do mandato de Farmajo por dois anos, que expirou oficialmente em 8 de fevereiro.

A Somália é hoje considerada um país dividido, sem um governo central forte, no qual vários clãs controlam parte do poder, situação agravada após a derrubada em 1991 pelas alianças guerrilheiras do então presidente Mohamed Siad Barre.

ga / obf / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.