26 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Costa Rica perto de colapso de saúde devido a Covid-19

Costa Rica perto de colapso de saúde devido a Covid-19

San José, 28 abr (Prensa Latina) A Costa Rica está perto do colapso de saúde devido à Covid-19 hoje e ao aumento acelerado das infecções por coronavírus SARS-CoV-2, alertaram autoridades do Fundo de Segurança Social da Costa Rica (CCSS).

Fazendo um balanço da complexa situação sanitária provocada pela pandemia, o presidente executivo do CCSS – responsável pela saúde pública neste país-, Román Macaya, afirmou que, se continuar a aumentar o índice de infecções, os esforços para aumentar a capacidade serão insuficientes em recursos humanos, equipamentos e infraestrutura.

A entidade está com o número máximo de leitos habilitados na UTI, tanto para pacientes críticos quanto graves, conforme evidenciado pelo fato de que na manhã de terça-feira 91 por cento do primeiro e 97 por cento do segundo estavam ocupados, disse Macaya.

No curto prazo, observou, ‘não teremos leitos hospitalares suficientes para atender todas as pessoas ao mesmo tempo, seja por Covid-19 ou outras patologias’ e alertou que ‘enfrentamos um risco iminente de que os serviços prestados não possam ser fornecidos nessas condições ideais. ‘

Para aumentar os 359 leitos de UTI (críticos e graves), Macaya revelou que o CCSS recebeu o terceiro andar da nova torre nordeste do Hospital México da capital, no qual oito dos 25 leitos já estão habilitados para terapia intensiva.

Além disso, o Hospital San Juan de Dios da capital instalou dois módulos da Unidade Médica Móvel (UMM) do Hospital Infantil Nacional que abrigarão 16 pacientes com outras patologias e permitirão 20 leitos moderados e graves para pacientes Covid-19.

Macaya reiterou a importância destes esforços, mas – afirmou – são insuficientes face ao panorama crescente do número de novos casos diagnosticados e hospitalizações, que ultrapassam a capacidade de expansão.

Após destacar o trabalho da equipe de atendimento direto e administrativo para salvar o maior número de vidas possível, Macaya ressaltou que ainda apresenta cansaço.

O presidente executivo do CCSS reafirmou que a única forma de reduzir as infecções é através do comportamento das pessoas e afirmou que ‘esta guerra (contra a pandemia) não se ganha nos hospitais, nos hospitais é tarde, esta guerra se ganha nas comunidades. ‘

Por sua vez, o gerente médico do CCSS, Mario Ruiz, que alertou que a Costa Rica está à beira da pior catástrofe sanitária de sua história, pediu às pessoas que se protejam, cuidem de suas famílias, vizinhos e amigos e continuem com segurança o trabalho, as atividades educacionais e familiares.

mem / ale / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES