21 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Costa Rica perto de colapso de saúde devido a Covid-19

Costa Rica perto de colapso de saúde devido a Covid-19

San José, 28 abr (Prensa Latina) A Costa Rica está perto do colapso de saúde devido à Covid-19 hoje e ao aumento acelerado das infecções por coronavírus SARS-CoV-2, alertaram autoridades do Fundo de Segurança Social da Costa Rica (CCSS).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Fazendo um balanço da complexa situação sanitária provocada pela pandemia, o presidente executivo do CCSS – responsável pela saúde pública neste país-, Román Macaya, afirmou que, se continuar a aumentar o índice de infecções, os esforços para aumentar a capacidade serão insuficientes em recursos humanos, equipamentos e infraestrutura.

A entidade está com o número máximo de leitos habilitados na UTI, tanto para pacientes críticos quanto graves, conforme evidenciado pelo fato de que na manhã de terça-feira 91 por cento do primeiro e 97 por cento do segundo estavam ocupados, disse Macaya.

No curto prazo, observou, ‘não teremos leitos hospitalares suficientes para atender todas as pessoas ao mesmo tempo, seja por Covid-19 ou outras patologias’ e alertou que ‘enfrentamos um risco iminente de que os serviços prestados não possam ser fornecidos nessas condições ideais. ‘

Para aumentar os 359 leitos de UTI (críticos e graves), Macaya revelou que o CCSS recebeu o terceiro andar da nova torre nordeste do Hospital México da capital, no qual oito dos 25 leitos já estão habilitados para terapia intensiva.

Além disso, o Hospital San Juan de Dios da capital instalou dois módulos da Unidade Médica Móvel (UMM) do Hospital Infantil Nacional que abrigarão 16 pacientes com outras patologias e permitirão 20 leitos moderados e graves para pacientes Covid-19.

Macaya reiterou a importância destes esforços, mas – afirmou – são insuficientes face ao panorama crescente do número de novos casos diagnosticados e hospitalizações, que ultrapassam a capacidade de expansão.

Após destacar o trabalho da equipe de atendimento direto e administrativo para salvar o maior número de vidas possível, Macaya ressaltou que ainda apresenta cansaço.

O presidente executivo do CCSS reafirmou que a única forma de reduzir as infecções é através do comportamento das pessoas e afirmou que ‘esta guerra (contra a pandemia) não se ganha nos hospitais, nos hospitais é tarde, esta guerra se ganha nas comunidades. ‘

Por sua vez, o gerente médico do CCSS, Mario Ruiz, que alertou que a Costa Rica está à beira da pior catástrofe sanitária de sua história, pediu às pessoas que se protejam, cuidem de suas famílias, vizinhos e amigos e continuem com segurança o trabalho, as atividades educacionais e familiares.

mem / ale / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.