1 de December de 2021

NOTICIAS

Governo do Haiti insiste nas eleições apesar da insegurança

Governo do Haiti insiste nas eleições apesar da insegurança

Porto Príncipe 27 Abr (Prensa Latina) O ministro da Justiça do Haiti, Rockefeller Vincent, descartou hoje outra forma de transferência de poder além das eleições e anunciou que estão trabalhando para restaurar a segurança para a votação.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

São Vicente confirmou nas suas redes sociais que o Governo está decidido a realizar o referendo constitucional, com vista à aprovação de uma nova constituição e ao estabelecimento de uma condução eleitoral segura que permita aos cidadãos votar democraticamente nos seus dirigentes.

Na véspera, o governante reuniu-se com membros do Conselho Eleitoral Provisório, estrutura responsável pelas eleições e pelo referendo e discutiu o Plano de Segurança Nacional.

No entanto, nas ruas o dia foi marcado por protestos populares desiguais que denunciaram a onda de violência em todo o país, principalmente na capital, além da multiplicação de sequestros.

Alunos da Faculdade de Medicina e Farmácia da Universidade Estadual mobilizaram-se contra o sequestro de um professor, enquanto na Rua Nazon, muito perto do aeroporto internacional, moradores bloquearam o município e exigiram que as autoridades assumissem suas responsabilidades.

Pelo menos 10 pessoas foram sequestradas na semana passada no Haiti e, em meados de abril, um número igual de religiosos e leigos foram sequestrados em Croix des Bouquets, a cerca de 10 quilômetros de Porto Príncipe.

Também na segunda-feira, um ataque armado em Cité Soleil, uma comuna desfavorecida na entrada norte da capital, deixou pelo menos três mortos, incluindo uma adolescente grávida.

Diante desse cenário, o Core Group, que reúne embaixadores da América Latina e da Europa e representantes das Nações Unidas e da Organização dos Estados Americanos, manifestou preocupação com o clima de violência e a falta de acordo sobre o projeto constitucional e eleições.

mem/ane/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.