9 de December de 2021

NOTICIAS

Díaz-Canel lembra acidente nuclear em Chernobyl e ajuda de Cuba

Díaz-Canel lembra acidente nuclear em Chernobyl e ajuda de Cuba

Havana, 27 abr (Prensa Latina) O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, lembrou hoje a tragédia causada pelo acidente nuclear na cidade ucraniana de Chernobyl e a colaboração de seu país no atendimento às crianças afetadas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O presidente relembrou em sua conta no Twitter os 35 anos decorridos desde a catástrofe na cidade ucraniana de Pripyat, em 26 de abril de 1986, e como a nação caribenha dominou a dor daquela cidade e ofereceu tratamentos e curas a milhares de filhos.

Mais de 21 mil crianças com doenças derivadas da exposição à radiação foram tratadas na ilha das Antilhas entre 1989 e 2011, graças a um programa que também fortaleceu os laços de amizade entre Cuba e a Ucrânia.

No dia anterior, durante a Reunião de Consulta Política Interministerial entre os dois países, a vice-ministra cubana de Relações Exteriores Anayansi Rodríguez e seu homólogo ucraniano Yevhen Yenin também recordaram o 31 aniversário do início do programa Crianças de Chernobyl.

O intercâmbio, realizado de forma virtual, também possibilitou avaliar novas ações de fomento aos laços econômico-comerciais, à cooperação e ao diálogo político.

Na reunião, as duas delegações expressaram sua disposição de continuar trabalhando para fortalecer as relações bilaterais em áreas de interesse comum e destacaram os laços históricos e de solidariedade que unem as duas nações.

Os vice-ministros abordaram a situação epidemiológica atual, devido à Covid-19, e as possibilidades de colaboração no seu enfrentamento; enquanto o lado ucraniano reconheceu o trabalho internacionalista de Cuba nesta fase e seus avanços biotecnológicos.

mem / kmg / glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.