4 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Reunião extraordinária do Conselho do Mercosul é aberta na Argentina

Reunião extraordinária do Conselho do Mercosul é aberta na Argentina

Buenos Aires, 26 abr (Prensa Latina) O Ministro das Relações Exteriores da Argentina, Felipe Solá, liderará hoje praticamente a XII Reunião Extraordinária do Conselho do Mercado Comum do Sul (Mercosul), na qual participarão seus homólogos do Brasil, Paraguai e Uruguai.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Com a presença dos Ministros da Economia dos quatro países fundadores deste bloco regional, que está celebrando seu 30ú aniversário, a reunião fará progressos em uma agenda previamente acordada que abordará dois pontos centrais relacionados com a revisão da Tarifa Externa Comum e as negociações externas.

Em seu papel de anfitrião sob a presidência pro tempore, a Argentina trará uma proposta concreta que inclui uma modificação da Tarifa Externa Comum inspirada nos objetivos de priorizar aspectos produtivos e instrumentos que favoreçam a competitividade, cuidando das sensibilidades setoriais.

De acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores, isto toma o critério de escalada tarifária e redução adicional de tarifas sobre matérias-primas e insumos e não sobre bens finais, melhorando a proteção efetiva dos bens finais.

Da mesma forma, esta nação se proporá a continuar com a metodologia de vínculos nos setores agroindustriais e industriais e preservar o equilíbrio entre os dois setores.

Com relação à agenda de relações externas, a Argentina destacará a vocação de negociar juntos como um bloco unido e continuará a aprofundar a agenda com prioridades para avançar nos diferentes cenários.

Em declarações ecoadas pela agência de notícias Télam, o ministro das Relações Exteriores do país considerou que este ‘é o momento de nos unirmos mais do que nunca, de olharmos com prudência para onde podemos ajudar, não para nos cortarmos sozinhos’.

Desde que assumiu a presidência pro tempore em 16 de dezembro por seis meses nos diversos fóruns do Mercosul, a Argentina ratificou o chamado à unidade e à integração para avançar em meio à difícil situação imposta pela pandemia.

mem/may/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.