1 de December de 2021

NOTICIAS

Plano de Estado do Meio Ambiente de Cuba completa quatro anos

Plano de Estado do Meio Ambiente de Cuba completa quatro anos

Havana, 25 abr (Prensa Latina) O Plano de Estado do Enfrentamento às Mudanças Climáticas conhecido como Tarefa Vida completa hoje em Cuba quatro anos, onde estão sendo realizadas ações concretas em prol da Mãe Natureza.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

As questões ambientais saíram do meio científico para se tornar uma prioridade do governo cubano.

Não é uma novidade, desde a década de noventa do século passado a variação de temperaturas, chuvas, períodos de estiagem e o aumento do nível do mar que têm sido investigados, frisou o assessor de Mudanças Climáticas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Orlando Rey.

Dados apoiados por estudos científicos confirmam que o clima em Cuba está ficando mais quente, há uma variabilidade na atividade ciclônica com intensos furacões e inundações que representam um perigo para o patrimônio natural e aqueles construídos perto da costa, disse Rey em entrevista coletiva.

Todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos serviu para que o governo aprovasse no dia 25 de abril de 2017 o Plano Estadual de Enfrentamento às Mudanças Climáticas conhecido como Tarefa Vida, lembrou o especialista na sede da agência.

A questão ambiental estava se empoderando em todas as áreas do país caribenho, onde se estabelecem políticas de curto, médio e longo prazo, e embora agora o país esteja lutando contra a pandemia Covid-19, as ações nesta frente continuam, acrescentou.

Há algum tempo, declarou, o clima em Cuba está mudando e estamos nos preparando para aprender a conviver com isso.

O documento sobre a Tarefa Vida estabelece orientações e cada ministério deve traçar a sua estratégia e os territórios adaptarem os fundamentos às suas condições, tendo em conta que é uma aprendizagem constante, disse o especialista.

É vital que as agências trabalhem juntas, melhorem a conectividade, que a pesquisa combine o global com o local e calculem o custo financeiro necessário para concretizar cada estratégia.

O Plano de Estado é composto por cinco ações estratégicas e 11 tarefas, e se inspira no pensamento do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro.

Na Cúpula do Clima realizada no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992, o Comandante-em-Chefe expressou: ‘Uma importante espécie biológica corre o risco de desaparecer devido à rápida e progressiva liquidação de suas condições naturais de vida: o homem. ‘

jha/joe/kl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.