28 de November de 2021

NOTICIAS

Oasis do Haiti

Oasis do Haiti

Porto Príncipe, 25 abr (Prensa Latina) No centro da capital haitiana, sobrevive o Hotel Oloffson, uma construção de madeira protegida por jardins tropicais, uma espécie de oásis em meio à agitada e congestionada cidade.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Seu modelo neogótico conhecido como ‘gingerbread’ – estilo arquitetônico originário do Haiti – data do século 19, com colunas brancas, varandas, amplos pátios e vegetação exuberante.

Ele ganhou seu nome lendário ao ficar parado após o terremoto mortal de 2010 que destruiu as principais estruturas modernas e antigas de Porto Príncipe, da icônica catedral ao Palácio Presidencial.

O hotel, de longa tradição artística e turística, leva o nome de Walter Gustav Oloffson, capitão da Marinha sueca que converteu o imóvel em alojamento após a intervenção norte-americana (1915-1934), período em que o Exército dos Estados Unidos utilizou o imóvel como um hospital militar.

Foi palco de uma novela e abrigou artistas e intelectuais, além disso, suas instalações serviram como plataforma musical e galeria de arte relacionada ao vodu, principal expressão mágico-religiosa do país.

Seus convidados regulares durante a década de 1960 incluíam o ator britânico John Gielgud, o cartunista americano Charles Addams e os escritores James Jones e Graham Greene. Este último foi inspirado pela instituição para recriar o Hotel Trianón em seu romance Los comediantes (1966).

Mick Jagger, Jackie Onassis, Jimmy Buffet, John Barrymore, Paul Haggis e Jean Claude van Damme também se hospedaram, e cada um dos quartos recebeu seu nome.

Desde meados do ano passado, a Oloffson reduziu consideravelmente seus serviços em meio à crise de saúde, à tensa situação sociopolítica e à queda do turismo.

A situação chocou muitos, já que o centenário estabelecimento é testemunha de uma parte importante da história cultural do país, um lugar místico, acolhedor, sugestivo e lendário.

(Retirado do Orb)

/kl

ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.