3 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Oasis do Haiti

Oasis do Haiti

Porto Príncipe, 25 abr (Prensa Latina) No centro da capital haitiana, sobrevive o Hotel Oloffson, uma construção de madeira protegida por jardins tropicais, uma espécie de oásis em meio à agitada e congestionada cidade.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Seu modelo neogótico conhecido como ‘gingerbread’ – estilo arquitetônico originário do Haiti – data do século 19, com colunas brancas, varandas, amplos pátios e vegetação exuberante.

Ele ganhou seu nome lendário ao ficar parado após o terremoto mortal de 2010 que destruiu as principais estruturas modernas e antigas de Porto Príncipe, da icônica catedral ao Palácio Presidencial.

O hotel, de longa tradição artística e turística, leva o nome de Walter Gustav Oloffson, capitão da Marinha sueca que converteu o imóvel em alojamento após a intervenção norte-americana (1915-1934), período em que o Exército dos Estados Unidos utilizou o imóvel como um hospital militar.

Foi palco de uma novela e abrigou artistas e intelectuais, além disso, suas instalações serviram como plataforma musical e galeria de arte relacionada ao vodu, principal expressão mágico-religiosa do país.

Seus convidados regulares durante a década de 1960 incluíam o ator britânico John Gielgud, o cartunista americano Charles Addams e os escritores James Jones e Graham Greene. Este último foi inspirado pela instituição para recriar o Hotel Trianón em seu romance Los comediantes (1966).

Mick Jagger, Jackie Onassis, Jimmy Buffet, John Barrymore, Paul Haggis e Jean Claude van Damme também se hospedaram, e cada um dos quartos recebeu seu nome.

Desde meados do ano passado, a Oloffson reduziu consideravelmente seus serviços em meio à crise de saúde, à tensa situação sociopolítica e à queda do turismo.

A situação chocou muitos, já que o centenário estabelecimento é testemunha de uma parte importante da história cultural do país, um lugar místico, acolhedor, sugestivo e lendário.

(Retirado do Orb)

/kl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.