4 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

UA destaca que falecido presidente chadiano era um defensor da África

UA destaca que falecido presidente chadiano era um defensor da África

N'Djamena, 23 de abril (Prensa Latina) O atual presidente da União Africana (UA), Felix Tshisekedi, declarou hoje que o governante chadiano falecido recentemente, Idriss Déby Itno, era um grande defensor dos interesses dos povos africanos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

No funeral após a morte do presidente na terça-feira passada por ferimentos recebidos em combate contra um grupo rebelde, o também governante da República Democrática do Congo disse que a UA apoia uma transição pacífica, ordeira e democrática no Chade.

Durante a cerimônia, que ocorreu na Praça da Nação na capital e contou com a presença de uma dezena de líderes, entre eles, o presidente do Conselho Nacional de Transição (CMT), Mahamat Idriss Déby, se comprometeu a permanecer fiel ao legado de seu pai.

Ele também ressaltou que o falecido trazia em seu pensamento valores importantes como o diálogo, a paz e a unidade, noticiou a imprensa. Mais tarde, também na capital, na Grande Mesquita de N’Djamena, um imã fez orações como forma de homenagear o falecido chefe de estado, que será sepultado em sua cidade natal Amdjarass, perto da fronteira com o Sudão.

Autoridades de várias nações consideraram que a morte de Déby Itno se deu devido aos ferimentos recebidos em confrontos no norte do Chade contra destacamentos da coalizão rebelde Frente de Alternância e Concórdia no Chade, que põe em risco a estabilidade deste país e da região.

O falecido presidente também desempenhou um papel importante na luta contra os grupos islâmicos radicais.

mgt / obf/ cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.