6 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Pedido de adesão de El Salvador ao Acordo de Escazú

Pedido de adesão de El Salvador ao Acordo de Escazú

San Salvador 23 Abr (Prensa Latina) A sociedade civil de El Salvador insiste hoje na necessidade do presidente Nayib Bukele ratificar o Acordo de Escazú sobre a legislação ambiental e a transparência.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Diversas organizações ambientalistas, apoiadas pelo Procurador-Geral de Defesa dos Direitos Humanos (PDDH), pediram ao governo Bukele que retificasse sua estratégia para o desenvolvimento desta nação centro-americana.

Em nota, esses grupos avaliaram que ‘o rumo que El Salvador está trilhando, com uma estratégia baseada em megaprojetos, é errado’ e defenderam a relevância do tratado em questão.

O Acordo de Escazú, promovido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), entrou em vigor nesta quinta-feira com a ratificação de 12 nações e a assinatura inicial de mais uma dezena.

A iniciativa estabelece mecanismos de participação do cidadão na tomada de decisões de projetos que ameacem os ecossistemas e oferece garantias para a segurança dos defensores dos direitos ambientais.

Para a sociedade civil salvadorenha, integrar o país ao Acordo de Escazú ‘é essencial para criar garantias sobre o direito legítimo das pessoas a viver em um meio ambiente saudável e ao desenvolvimento sustentável presente e futuro’.

Por isso, pediram a Bukele para enviar uma mensagem forte de que El Salvador honrará seus compromissos em questões ambientais multilaterais para apoiar o cumprimento da Agenda 2030 para a sustentabilidade.

El Salvador é uma das nações mais vulneráveis às mudanças climáticas, mas o governo Bukele se recusou a assinar o Acordo de Escazú, estimando que dois de seus artigos afetaram os planos de desenvolvimento local.

mem/cmv/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.