28 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Oposição no Brasil por unificar pedidos de impeachment de Bolsonaro

Oposição no Brasil por unificar pedidos de impeachment de Bolsonaro

Brasília, 23 abr (Prensa Latina) Líderes de nove partidos de oposição no Brasil convocaram hoje uma reunião virtual com o objetivo de unificar critérios nos pedidos de impeachment do Presidente Jair Bolsonaro que estão cochilando na Câmara dos Deputados.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O site Brasil 247 informou que a reunião será para avaliar ‘a possibilidade de unificar os pedidos de impeachment na Câmara dos Deputados’ e discutir formas de mobilizar uma campanha para exonerar o ex-militar, descrito como irresponsável diante da pandemia da Covid-19.

Convocaram o encontro lideranças dos partidos dos Trabalhadores, Comunistas do Brasil, Unidade Popular, Socialismo e Liberdade, Rede de Sustentabilidade, Verde, Democrata Trabalhista, Cidadania e Socialista Brasileiro.

Entre aqueles que apresentaram pedidos de impeachment estão movimentos sociais, entidades, personalidades de saúde e até mesmo organizações de direita, como os partidos da Social Democracia Brasileira e o Movimento Brasil Livre.

Recentemente, o presidente do Senado Rodrigo Pacheco descartou a abertura de um processo de impeachment contra Bolsonaro, que poderia ser investigado por possível negligência diante da Covid-19, por enquanto.

‘Este não é o momento de discutir o impeachment no Brasil’, disse Pacheco durante uma entrevista ao jornal Valor Econômico.

Segundo o senador, o revanchismo não pode ser usado para exonerá-lo e é ‘necessário avaliar os aspectos judiciais, analisar a insatisfação que existe com um ministro (do Tribunal) ou com o presidente da República’.

Apesar de sua rejeição do impeachment, Pacheco anunciou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a gestão das políticas públicas diante da pandemia.

Decidiu fundir dois pedidos apresentados por senadores em um único conselho que investigará a administração do governo federal, como o destino das transferências de fundos federais para estados e municípios.

Pacheco atenderá assim ao pedido feito pelo Juiz do Supremo Tribunal Federal Luis Roberto Barroso.

Barroso reagiu a um pedido apresentado ao Supremo Tribunal pelos deputados Jorge Kajuru e Alessandro Vieira.

O impeachment de Bolsonaro ganhou impulso nos últimos dias, com a demissão de ministros e comandantes das Forças Armadas, bem como o agravamento da Covid-19, que até agora já ceifou mais de 383.000 vidas.

No início do mês, estudantes de direito de universidades nacionais apresentaram simultaneamente mais de 35 pedidos de processo de impeachment contra o ex-militar na assembleia parlamentar.

Levando em consideração os 75 pedidos de impeachment na Câmara dos Deputados e os mais de 30 entregues no mês, chegam a 105 contra o ex-capitão do Exército.

oda / ocs/ bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.