7 de December de 2021

NOTICIAS

Faleceu o historiador da cidade de Trinidad em Cuba

Faleceu o historiador da cidade de Trinidad em Cuba

O advogado Manuel Lagunilla, historiador da cidade de Trinidad, a terceira cidade fundada em Cuba, faleceu hoje aos 82 anos, devido a complicações derivadas da Covid-19.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O também professor de História permaneceu vários dias internado no hospital geral provincial Camilo Cienfuegos, na cidade de Sancti Spíritus, capital do território com o mesmo nome, situada na região central da ilha.

Lagunilla tinha um carinho singular por sua terra, declarada pela Unesco Patrimônio Cultural da Humanidade, especialmente por destacar as contribuições dos trinitários à cultura e à independência nacional.

Trabalhou no resgate histórico da memória imaterial da cidade por meio do encontro Los Amigos de Manolo, da transmissão de rádio Puertas a mi Ciudad e de outros programas de televisão.

A sua cidade natal, ele atribuia a qualificação especial da ‘Esmeralda de Cuba’. Lagunilla deixou uma vasta obra literária, pesquisas, contos, novelas e testemunhos, entre estes ‘Steecher 9 mm. Culpables o Inocentes?’ e ‘ Trinidad de Cuba: tradiciones, mitos y leyendas ‘.

Em declarações à Prensa Latina há algum tempo, o meticuloso historiador revelou a proximidade do Apóstolo da Independência de Cuba com alguns trinitários, notas que reuniu no livro José Martí: trinitaria del Ismaelillo.

Foi oficialmente nomeado historiador da cidade em 2010, após a morte de Carlos Joaquín Zerquera, outro notável cronista da terceira das sete primeiras cidades fundadas pelos espanhóis em solo cubano.

jcm / rga/ cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.