15 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Conselho Consultivo da ONU se concentra na Recuperação da Pandemia

Conselho Consultivo da ONU se concentra na Recuperação da Pandemia

Nações Unidas, 23 abr (Prensa Latina) O recém-criado conselho consultivo de alto nível da ONU sobre questões econômicas e sociais está hoje analisando os desafios que o mundo enfrenta devido à pandemia, em busca de soluções para uma recuperação sustentável.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo o porta-voz do Secretário-Geral da ONU, Stéphane Dujarric, as discussões deste grupo começaram no dia anterior através de mesas redondas.

A nova diretoria é formada por 20 líderes intelectuais de renome mundial, incluindo o Prêmio Nobel Joseph Stiglitz, o ex-presidente chileno Ricardo Lagos e a ex-ministra do Meio Ambiente brasileira Izabella Mônica Vieira, disse o porta-voz.

Espera-se que esses especialistas forneçam recomendações sobre o fortalecimento da resiliência diante de futuras crises econômicas, sociais e climáticas.

Em várias ocasiões este ano, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, enfatizou que a pandemia da Covid-19 oferece uma oportunidade de reconstruir melhor e criar sociedades mais resilientes.

No início deste mês, no Fórum de Financiamento para o Desenvolvimento do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, pediu uma ação urgente para melhor responder à crise sanitária.

O caminho atual para a recuperação, disse, está longe de ser o correto, e identificou seis áreas específicas nas quais se deve agir o mais rápido possível.

Primeiro, disse, há uma necessidade urgente de tornar as vacinas Covid-19 disponíveis para todos os países, e segundo, é reverter o declínio no financiamento da Covid-19.

Em terceiro lugar, acrescentou, os fundos devem ir para onde são mais necessários e, como quarto elemento, se referiu a enfrentar a crise da dívida dos países mais vulneráveis.

Em quinto lugar, mencionou a necessidade de investir nas pessoas através de um novo contrato social baseado na solidariedade; e finalmente, o Secretário-Geral da ONU apelou para o relançamento das economias de uma forma sustentável e equitativa.

Desde o início da pandemia da Covid-19, há um ano, observou Guterres, nenhum elemento da resposta multilateral foi como deveria.

oda/ifb/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.