1 de December de 2021

NOTICIAS

Conselho Consultivo da ONU se concentra na Recuperação da Pandemia

Conselho Consultivo da ONU se concentra na Recuperação da Pandemia

Nações Unidas, 23 abr (Prensa Latina) O recém-criado conselho consultivo de alto nível da ONU sobre questões econômicas e sociais está hoje analisando os desafios que o mundo enfrenta devido à pandemia, em busca de soluções para uma recuperação sustentável.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo o porta-voz do Secretário-Geral da ONU, Stéphane Dujarric, as discussões deste grupo começaram no dia anterior através de mesas redondas.

A nova diretoria é formada por 20 líderes intelectuais de renome mundial, incluindo o Prêmio Nobel Joseph Stiglitz, o ex-presidente chileno Ricardo Lagos e a ex-ministra do Meio Ambiente brasileira Izabella Mônica Vieira, disse o porta-voz.

Espera-se que esses especialistas forneçam recomendações sobre o fortalecimento da resiliência diante de futuras crises econômicas, sociais e climáticas.

Em várias ocasiões este ano, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, enfatizou que a pandemia da Covid-19 oferece uma oportunidade de reconstruir melhor e criar sociedades mais resilientes.

No início deste mês, no Fórum de Financiamento para o Desenvolvimento do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, pediu uma ação urgente para melhor responder à crise sanitária.

O caminho atual para a recuperação, disse, está longe de ser o correto, e identificou seis áreas específicas nas quais se deve agir o mais rápido possível.

Primeiro, disse, há uma necessidade urgente de tornar as vacinas Covid-19 disponíveis para todos os países, e segundo, é reverter o declínio no financiamento da Covid-19.

Em terceiro lugar, acrescentou, os fundos devem ir para onde são mais necessários e, como quarto elemento, se referiu a enfrentar a crise da dívida dos países mais vulneráveis.

Em quinto lugar, mencionou a necessidade de investir nas pessoas através de um novo contrato social baseado na solidariedade; e finalmente, o Secretário-Geral da ONU apelou para o relançamento das economias de uma forma sustentável e equitativa.

Desde o início da pandemia da Covid-19, há um ano, observou Guterres, nenhum elemento da resposta multilateral foi como deveria.

oda/ifb/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.