20 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Debaterão na França sobre as conquistas de Cuba na saúde

Debaterão na França sobre as conquistas de Cuba na saúde

Paris, 22 abr (Prensa Latina) O Grupo de Amizade França-Cuba da Assembleia Nacional organizará hoje um debate on-line sobre o sistema de saúde da ilha e suas realizações, com a participação de especialistas franceses e suíços.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O presidente do grupo parlamentar, o deputado ecologista François-Michel Lambert, convocou o fórum, para o qual ele propôs abordar as especificidades da saúde cubana, o desenvolvimento de vacinas e a cooperação médica internacional que há décadas caracteriza o país caribenho.

A resposta à atual pandemia de Covid-19, tanto domesticamente como a solidariedade global implantada pela ilha e o desenvolvimento de várias vacinas contra o coronavírus SARS-CoV-2, deve estar entre os temas centrais da videoconferência na rede social Facebook.

O contexto no qual Cuba desenvolveu seu sistema de saúde, marcado pela hostilidade dos sucessivos governos dos Estados Unidos e pela aplicação por mais de 60 anos de um bloqueio econômico, comercial e financeiro intensificado a níveis sem precedentes pela administração de Donald Trump (2017-2021), também será certamente uma questão a ser discutida.

O fórum contará com intervenções do acadêmico e ensaísta Salim Lamrani, estudioso das relações Washington-Havana; Daniel Riam, ex-diretor do Hospital Universitário da Martinica; e do sociólogo e antropólogo suíço Nils Graber, da Universidade de Lausanne, autor de uma pesquisa sobre a ciência cubana ligada à criação de vacinas.

Lambert, o promotor do encontro virtual, é um crítico do bloqueio dos EUA e um promotor de boas relações entre a ilha e a França.

Em meados de outubro do ano passado, o deputado do departamento sul de Bouches-du-Rhône oficializou perante o Comitê Nobel norueguês o pedido de organizações e cidadãos franceses de conceder o Prêmio Nobel da Paz 2021 às brigadas médicas cubanas Henry Reeve por sua contribuição no enfrentamento global da pandemia de Covid-19.

msm/wmr/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.