23 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba reitera disposição de compartilhar seus resultados científicos

Cuba reitera disposição de compartilhar seus resultados científicos

Havana, 22 abr (Prensa Latina) Cuba reiterou sua disposição de compartilhar com a humanidade os resultados de suas experiências científicas e de inovação, em um contexto internacional marcado hoje pelos efeitos da pandemia da Covid-19.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O presidente da nação caribenha, Miguel Díaz-Canel, falando na véspera da 27ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, disse que o país mantém sua política de solidariedade e cooperação em benefício dos povos.

Cuba nunca desistirá de construir uma nação soberana, independente, socialista, democrática, próspera e sustentável, sempre pronta a compartilhar os resultados de suas experiências baseadas na ciência e na inovação, disse o presidente.

O também primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista da Ilha das Antilhas, destacou como vantagem ter 229 entidades de desenvolvimento científico, a maioria delas dedicadas à pesquisa.

Acrescentou que este sistema robusto, com sua avançada e eficiente biotecnologia e indústria farmacêutica, é um aliado fundamental na luta contra a Covid-19, e permite que a nação caribenha tenha atualmente cinco candidatos a vacinas em diferentes estágios de testes clínicos.

Da mesma forma, sua aliança com o ‘sistema de saúde universal, gratuito e de qualidade, com recursos humanos altamente especializados’, tornou possível dar uma resposta muito eficaz à pandemia.

No entanto, Díaz-Canel enfatizou, em meio à emergência sanitária, os Estados Unidos endureceram brutalmente o bloqueio econômico, comercial e financeiro, ao qual o povo cubano respondeu redobrando sua proverbial resistência e criatividade.

Lembrou que Washington também realizou campanhas para desacreditar e boicotar a cooperação médica oferecida pelo país, apesar de que 57 brigadas do Contingente Henry Reeve contribuíram para os esforços de 40 nações e territórios contra a pandemia.

O chefe de Estado cubano agradeceu o tradicional apoio da comunidade ibero-americana à exigência do fim do cerco americano e aos sinais de rejeição à classificação de Cuba como patrocinadora do terrorismo.

msm/kmg/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.