19 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bolsonaro participa de cúpula do clima sob pressão

Bolsonaro participa de cúpula do clima sob pressão

Brasília 22 Abr (Prensa Latina) O presidente brasileiro Jair Bolsonaro participa hoje da Cúpula de Líderes sobre o Clima, promovida pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sob pressão global para reduzir o desmatamento na Amazônia.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Após dois anos do governo Bolsonaro, com registros evidentes de destruição florestal e uma política ambiental equivocada, os países dispostos a oferecer apoio financeiro exigem primeiro que o gigante sul-americano dê resultados concretos na redução do desaparecimento de massas florestais.

Desde que assumiu o poder, em janeiro de 2019, organizações ambientalistas não governamentais denunciam a recusa de Bolsonaro em demarcar terras indígenas, a promessa de abri-las para exploração e extração indiscriminada de madeira.

Apontam também para o desmantelamento sistemático e deliberado da capacidade operacional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, bem como a legitimação de atos ilícitos de grilagem (falsificação de documentos para posar) de terras públicas.

Diante de tais acontecimentos, a mídia garante que o Brasil será tema de debate nesta quinta-feira, no encontro virtual de dois dias coordenado por Biden, com líderes de 40 países.

A indicação visa colocar os Estados Unidos no topo da agenda ambiental, depois que o presidente anterior, Donald Trump, deixou o programa.

Além disso, na terça-feira, um grupo de 36 artistas do Brasil e dos Estados Unidos publicou uma carta pedindo a Biden que rejeitasse qualquer pacto climático com Bolsonaro.

‘Pedimos que seu governo ouça o chamado e não chegue a nenhum acordo com o Brasil neste momento’, escreveram na carta aberta celebridades como o ator Leonardo DiCaprio, a pop star Katy Perry e os músicos Caetano Veloso e Gilberto Gil.

O documento insiste na adoção de ‘medidas urgentes para enfrentar as ameaças à Amazônia, ao nosso clima e aos direitos humanos, mas um acordo com o Bolsonaro não é a solução’.

Nós os encorajamos, aponta o texto, a ‘continuar o diálogo com os povos indígenas e comunidades tradicionais da bacia amazônica, com os governos subnacionais e a sociedade civil (…) antes de anunciar qualquer compromisso’.

Este manifesto se soma a outros pedidos feitos a Biden nos últimos dias, instando-o a não fechar um compromisso com o Bolsonaro sem a participação da sociedade.

msm/ocs/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.