9 de December de 2021

NOTICIAS

As ideias de Kartini também se destacam em Cuba

As ideias de Kartini também se destacam em Cuba

Havana, 22 abr (Prensa Latina) As mulheres na Indonésia, uma nação majoritariamente muçulmana, desfrutam hoje de oportunidades iguais para compartilhar livremente suas ideias e conhecimentos graças à luta emancipatória de Hari Kartini, disse aqui a Embaixadora Nana Yuliana.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Reverenciado como uma heroína nacional, Raden Ayu Kartini (1879-1904) foi um líder social excepcional que lutou pela emancipação da mulher em uma sociedade restritiva, o chefe da missão destacou enquanto conduzia uma celebração limitada em Havana ontem à noite devido ao Covid-19 para homenagear a lutadora feminista.

O Dia de Kartini, estabelecido em 21 de abril, é um feriado nacional que comemora o nascimento, em 1879, da jovem pioneira na emancipação da mulher em seu país quando era uma colônia da Holanda, especialmente a educação das meninas e os direitos das mulheres.

Na ocasião, em toda a Indonésia, as mulheres usam seu traje, que se tornou um traje nacional, para simbolizar sua unidade, e o povo desfruta de desfiles, palestras e diversas atividades escolares.

Kartini escreveu suas reflexões e aspirações sobre como capacitar as mulheres em um diário, que permaneceu como seu legado e foi publicado em forma de livro como ‘Das Trevas para a Luz’ em 1911, sete anos após sua morte, Yuliana lembrou.

‘É realmente um dia de alegria para todas as mulheres, não apenas na Indonésia, mas em todo o mundo’, enfatizou a embaixadora.

O evento serviu, ao mesmo tempo, para apresentar e promover em Cuba os trajes tradicionais indonésios, ‘batik’, arte tradicional de confeitaria declarada em 2009 pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Geralmente, este traje colorido de desenho livre é acompanhado pelo ‘tunen’, uma espécie de estola feita à mão que também faz parte do patrimônio cultural e da identidade nacional, disse o embaixador para apresentar uma exposição destas roupas no evento realizado na residência diplomática.

msm/mh/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.