2 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cúpula de líderes ibero-americanos começa em Andorra

Cúpula de líderes ibero-americanos começa em Andorra

Andorra-a-Velha, 21 abr (Prensa Latina) Os líderes da América Latina e do Caribe junto com Espanha, Portugal e Andorra vão tentar aqui hoje chegar a um consenso sobre posições comuns diante da crise derivada do coronavírus SARS-CoV-2, que causa Covid-19.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Andorra, microestado europeu de apenas 77 mil habitantes e localizado entre Espanha e França, acolhe esta quarta-feira a XXVII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo.

Devido à pandemia, seus anfitriões propuseram um formato híbrido em que apenas líderes de quatro dos 22 países membros viajassem para o Principado: Espanha e Portugal, devido à proximidade geográfica, e Guatemala e República Dominicana, a anterior e próxima sede do evento.

Os demais líderes latino-americanos intervirão por videoconferência na sessão plenária do fórum de Andorra, o mais recente e menor membro da também conhecida como Comunidade Ibero-americana de Nações.

Durante os eventos que antecederam a nomeação, vários líderes criticaram a desigualdade na imunização contra o vírus mortal, que há mais de um ano atinge fortemente a humanidade.

Em reunião de negócios realizada na véspera nesta capital, os presidentes da Guatemala, Alejandro Giammattei, e da República Dominicana, Luis Abinader, condenaram a falta de solidariedade do mundo desenvolvido em uma situação de crise sanitária como a atual.

Os dois líderes foram especialmente críticos em relação ao sistema Covax – o fundo de acesso global às vacinas contra a Covid-19 promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) -, chamando-o de um fracasso.

‘O sistema Covax foi um fracasso, eu mesmo disse protestando contra essa irresponsabilidade, onde um pequeno grupo de países tem todas as vacinas e um grande número não temos acesso’, lamentou o presidente guatemalteco.

Giammattei defendeu um mundo mais cuidadoso para enfrentar a emergência sanitária causada pelo SARS-CoV-2 e as mudanças climáticas, além de reduzir a distância entre quem tem mais e menos.

Abinader compartilhou a opinião de seu homólogo e explicou que a República Dominicana já pediu ‘para poder chegar a um acordo sobre patentes para produzir’ os preparativos em nível nacional.

Como sinal de seu ‘compromisso’ com a América Latina e o Caribe, o chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou que seu país colocará à disposição da região as vacinas de Covid-19 o quanto antes, embora sem especificar a quantidade de doses.

Um poderoso apelo para o acesso universal à vacinação como um bem público global é esperado da Cúpula, afirmou recentemente a Secretária Geral Ibero-americana, Rebeca Grynspan.

Também para fortalecer o mecanismo da OMS Covax para distribuição equitativa desses medicamentos, disse Grynspan.

‘Inovação para o desenvolvimento sustentável – Meta 2030. A Ibero-América diante do desafio do coronavírus’, será o mote do encontro de chefes de Estado e de Governo.

mem / edu / hb/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.