7 de December de 2021

NOTICIAS

México pode melhorar o combate à lavagem de dinheiro

México pode melhorar o combate à lavagem de dinheiro

México 20 Abr (Prensa Latina) O México pode melhorar o combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo e obter uma melhor requalificação, alertou hoje o Governo do Grupo de Ação Financeira (FATF).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

É o que consta da minuta do Terceiro Relatório Intensificado de Acompanhamento do México sobre o pedido de requalificação apresentado pelo Governo do Presidente Andrés Manuel López Obrador, com o objetivo de receber observações ou comentários a respeito, informou a Unidade de Inteligência Financeira ( UIF).

Seu diretor, Santiago Nieto Castillo, assinalou que o México solicitou a requalificação de 7 das 16 recomendações informadas parcialmente cumpridas.

Referem-se ao controle no combate à lavagem de dinheiro por meio de organizações sem fins lucrativos, vigilância de clientes, pessoas expostas, novas tecnologias, transferências eletrônicas, dependência de terceiros e controles internos e afiliadas e subsidiárias.

De acordo com os resultados preliminares que a equipe de avaliadores da FATF compartilhou com a delegação mexicana, há espaço para melhorias em seis dessas sete recomendações.

O referente às medidas de combate a lavagem de capitais ou ao financiamento do terrorismo em organizações sem fins lucrativos pode ser cumprido em grande parte, considerou Nieto Castillo, e já melhorou o correspondente para identificar o cliente e beneficiário final através de documentos, dados fiáveis ou informações de independentes origens.

Em nota divulgada pela FIU, ele considerou que as perspectivas são animadoras, mas é preciso continuar melhorando e almejar obter melhores resultados em cada uma das recomendações e resultados imediatos apontados pelo GAFI.

O responsável lembrou que as recomendações do GAFI constituem um esquema abrangente e consistente de medidas que os países devem implementar para combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo, bem como o financiamento da proliferação de armas de destruição em massa.

mgt/lma/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.