5 de December de 2021

NOTICIAS

China destaca valor de respeito nas relações internacionais

China destaca valor de respeito nas relações internacionais

Pequim 20 Abr (Prensa Latina) A China sublinhou hoje a necessidade de que os princípios do respeito mútuo, da igualdade e da confiança recíproca prevaleçam nas relações entre todos os países do mundo, rejeitando as posições de imposição e ingerência nos assuntos internos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

‘A pandemia do Covid-19 nos advertiu mais claramente (…) da importância de repudiar a mentalidade da Guerra Fria, o jogo de soma zero (…) e o confronto ideológico’, enfatizou o presidente Xi Jinping ao abrir a conferência anual do Fórum Boao para a Ásia.

O presidente defendeu a promoção da paz, do desenvolvimento, da equidade, da democracia, da liberdade e do entendimento entre as várias civilizações como veículo para promover o progresso do planeta.

‘Mandar outros ou intervir nos assuntos internos de outros países não tem nenhum apoio (…) Não podemos deixar que um ou poucos países imponham suas regras, ou que o unilateralismo (…) prevaleça em todo o mundo e que o mundo precisa é justiça e não de hegemonia ‘, afirmou.

Xi se propõe a enfrentar a pandemia com solidariedade e cooperação, mas também a fortalecer a governança global para que reflita as mudanças na configuração política e econômica e permita responder aos desafios globais.

Ele pediu para apostar no verdadeiro multilateralismo, resolução de conflitos por meio de consultas e defender o sistema internacional centrado nas Nações Unidas.

Enfatizou o papel da abertura e da inovação tecnológica no desenvolvimento das economias, alertando que as tentativas de ‘construir muros’ e promover o ‘desacoplamento’ vão contra as leis econômicas, minam as regras do mercado e só vão causar danos.

O presidente chinês se pronunciou pela aceleração da implementação do Acordo de Paris e anunciou a produção conjunta de vacinas anti-Covid-19 com países membros do projeto Belt and Road, como Indonésia, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Malásia, Paquistão e Turquia .

Ele também mencionou iniciativas para promover conectividade, infraestrutura, desenvolvimento amigável ao meio ambiente e redução da pobreza extrema.

Entre outras questões, Xi Jinping reiterou o apego da China à coexistência pacífica, seu compromisso de tornar as vacinas um bem público global e nunca buscar hegemonia ou participar da corrida armamentista.

O dignitário proferiu o seu discurso por videoconferência perante milhares de delegados nacionais e estrangeiros presentes na conferência, aberta na província de Hainan, no sul do país, para debater temas como a recuperação da economia global, o desenvolvimento de novas tecnologias e o crescimento sustentável.

O Boao Forum for Asia é uma organização sem fins lucrativos criada em 1998 e uma plataforma importante que reúne especialistas desta e de outras partes do mundo todos os anos para compartilhar suas opiniões sobre questões urgentes no cenário global.

mem/ymr/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.