18 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Chile atento a projeto legislativo

Chile atento a projeto legislativo

Santiago do Chile, 19 abr (Prensa Latina) O Chile continua hoje atento ao debate parlamentar sobre uma terceira retirada dos fundos de pensão, cujo processamento o Senado anunciou que vai acelerar, mas o presidente Sebastián Piñera ameaçou eliminá-la.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O texto, causa de forte atrito entre o Executivo e o Legislativo, será visto segunda-feira no Comitê de Constituição da Câmara Alta antes da votação na terça-feira no plenário, onde se diz ter os votos necessários para aprová-lo, incluindo vários do partido no poder.

Neste fim de semana, a presidenta do Senado, Yasna Provoste, disse que se a população está com tantas expectativas é porque tem necessidades, porque ‘a ajuda que o governo entregou está atrasada, não chega a todos, e não é universal’.

Ela acrescentou que ‘apesar de tudo o que temos insistido por uma Renda Básica Universal, este governo se recusa a entregá-la’ e não entende que é essencial ter uma quantia de dinheiro para que as famílias possam cuidar de si mesmas nesta pandemia. Se as pessoas não têm o suficiente para comer, elas vão sair e se expor ao risco de contágio.

Provoste disse que ela espera ‘que o governo não continue a colocar obstáculos indo ao Tribunal Constitucional’.

Na quinta-feira passada, a medida foi aprovada por uma maioria esmagadora de 120 votos a 18 na Câmara dos Deputados, mas no dia seguinte o presidente reiterou que recorrerá à Corte, dizendo que ‘defenderemos o respeito à Constituição porque ela é essencial em um Estado de direito’.

Estima-se que a proposta de retirar 10% dos fundos de pensão permitiria que cerca de seis milhões de chilenos utilizassem suas economias para compensar a perda de seus empregos ou a redução de renda devido à crise exacerbada pela pandemia da Covid-19.

Mas, segundo o presidente, as propostas mais recentes de seu governo para ajudar a população ‘têm uma cobertura quase dupla’ que é permitida pela terceira retirada de fundos, uma opinião que não é compartilhada pela maioria dos parlamentares.

A oposição descreveu como uma zombaria a entrega do Bônus Clase Media 2021 – um desses auxílios – cuja candidatura começou no sábado, mas em princípio três em cada quatro candidatos foram deixados de fora e mais de 130.000 reclamações foram feitas em poucas horas, denunciou o deputado Raul Soto.

O legislador do Partido para a Democracia disse que isso se deve ‘à excessiva focalização, trâmites burocráticos e letras miúdas, que deixam de fora a maioria dos chilenos (…) e o descontentamento e a desesperança em nosso país continuam a crescer’. Mesmo os deputados de direita que votaram a favor da terceira retirada pediram a Piñera para desistir de recorrer ao Tribunal Constitucional, e alguns advertiram o governo de que corre o risco de uma nova explosão social por causa da agitação que será gerada pela rejeição de uma medida que é apoiada pela grande maioria da população.

jf/rc/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.