3 de December de 2021

NOTICIAS

Rússia responde à expulsão de diplomatas russos da República Tcheca

Rússia responde à expulsão de diplomatas russos da República Tcheca

Moscou, 18 abr (Prensa Latina) Praga está ciente das consequências que causará a expulsão de 18 diplomatas russos da República Tcheca, informou hoje a porta-voz do Itamaraty, María Zajárova.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

‘Praga está bem ciente do que se seguirá a esses truques’, comentou o representante do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, de acordo com a agência de notícias TASS.

No dia anterior, o Primeiro Vice Primeiro Ministro e Ministro do Interior da República Tcheca, Jan Gamachek, que também atua como Chanceler, informou a imprensa sobre a decisão de seu país de expulsar os funcionários da embaixada russa.

‘Como Ministro das Relações Exteriores da República Tcheca, decidi expulsar todos os funcionários da embaixada russa em Praga’, disse ele, ao informar que eles têm 48 horas para deixar o país.

Os serviços de segurança tchecos os acusam de serem oficiais da inteligência tcheca e de estarem envolvidos na explosão em um depósito de munições na cidade oriental de Vrbetice em 2014.

O Conselho da Federação Russa (Senado) chamou as acusações de Praga do suposto envolvimento de oficiais da inteligência russa na explosão.

As alegações de Praga de que oficiais da inteligência russa podem ter se envolvido em uma explosão em um depósito de munições em 2014 são absurdas.

Esta é uma situação que surgiu do nada, Vladimir Dzhabarov, primeiro vice-presidente do Comitê de Assuntos Internacionais do Conselho da Federação, disse à TASS.

‘Esta é apenas uma situação artificial para apoiar os americanos, que agora receberam uma resposta dura de nós’, disse o senador russo.

Gamachek estava programado para fazer uma visita de trabalho a Moscou em 19 de abril, que ele suspendeu na sexta-feira para participar de uma reunião do governo, disse ele na rede social Twitter.

msm / mml / db

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.