4 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Anulação das sentenças contra Lula marca semana no Brasil

Anulação das sentenças contra Lula marca semana no Brasil

Brasília 17 Abr (Prensa Latina) A revalidação do Supremo Tribunal Federal (STF) para anular as sentenças contra o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva no contexto da operação Lava Jato marcou a semana que termina hoje no Brasil.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Com a confirmação, o fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) recuperou os direitos políticos e poderá participar das eleições de 2022.

Dos 11 juízes que compõem o tribunal superior, oito concordaram em manter a invalidade das sentenças e três manifestaram-se contra ela.

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal reconheceu a incompetência da 13ª Vara Federal da zona sul de Curitiba para julgar os processos contra o ex-líder operário.

No dia 8 de março, o magistrado Edson Fachin considerou aquele público inepto para processar os casos do apartamento triplex Guarujá e do sitio de Atibaia, além de dois processos envolvendo o Instituto Lula.

No entendimento do plenário, o ex-juiz Sérgio Moro, declarado suspeito de parcialidade pelo STF, não poderia ter julgado os processos contra Lula.

A decisão culmina com a anulação das sentenças proferidas contra o ex-presidente que regressa definitivamente à esfera político-eleitoral.

Nesse sentido, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, qualificou a determinação da mais alta corte como um dia histórico.

O Supremo Tribunal Federal ‘confirma os direitos de Lula! Dia histórico. Demorou muito, mas chegou’, escreveu Hoffmann nas redes sociais.

Ela alertou que ainda há muitas ações a serem tomadas, mas a incompetência de Moro foi o passo fundamental para isso, o primeiro pedido da defesa.

‘Obrigado a todos que estiveram ao nosso lado nessa luta. Parabéns Lula!’, Dedilhou o líder do PT.

Mais cedo, em manifestação, a parlamentar destacou o papel desempenhado pela defesa jurídica, composta pelos advogados Cristiano Zanin e Valeska Martins, que ‘nunca recuaram dos obstáculos, e a todos aqueles que alguma vez participaram na defesa’.

Para a líder partidária, a decisão do STF ‘devolve ao país e ao nosso povo a esperança de que o futuro pode, deve e será melhor … Justiça para Lula é justiça para o Brasil’, frisou.

Na mesma linha, a defesa do ex-presidente considerou que a decisão do STF restaura a credibilidade da Justiça brasileira.

Investigações divulgadas na semana mostram que o ex-líder sindical tem 52 por cento da intenção de votos contra um 34 do presidente Jair Bolsonaro em um possível segundo turno das eleições do ano que vem.

ymr/ocs/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.