2 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Senado mexicano aprova a reforma do Poder Judiciário

Senado mexicano aprova a reforma do Poder Judiciário

Cidade do México, 16 abr (Prensa Latina) O Senado mexicano deu ao presidente Andrés Manuel López Obrador um polegar para cima ao aprovar as leis que regulam uma reforma constitucional do Judiciário, disseram hoje os líderes do Partido Morena.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Mario Delgado, presidente desse grupo, elogiou a decisão tomada na véspera por uma maioria na Câmara Alta e o descontentamento das bancadas da oposição que votaram contra.

O governo procura erradicar o nepotismo e a corrupção entre juízes e magistrados, e a reforma inclui penas severas que vão desde a aposentadoria temporária até a desqualificação por 20 anos.

De acordo com o texto, juízes, magistrados e funcionários que aceitaram subornos ou se envolveram em tráfico de influência serão obrigados a pagar o dobro dos benefícios que obtiveram para si mesmos ou para terceiros e também deverão pagar indenização se tiverem causado danos ao Tesouro.

O presidente da Comissão de Justiça, Julio Menchaca, destacou que a reforma fortalece a estrutura do judiciário após 25 anos sem mudanças legais, delega responsabilidades que hoje sobrecarregam a Suprema Corte, fortalece-a como um tribunal constitucional e elimina a prática vergonhosa de contratar membros da família e conhecidos.

A nova Lei de Carreira Judicial do Poder Judiciário proíbe expressamente que juízes e magistrados contratem familiares, amigos e conhecidos e estabelece que todos os cargos serão obtidos através de exames competitivos e que o desempenho, a posse e as promoções também estarão sujeitos à concorrência.

A lei atualiza os fundamentos da responsabilidade administrativa nos casos de assédio e assédio sexual sem a necessidade de provar o elemento normativo de ‘violação da dignidade’ da vítima.

mem/lma/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.