6 de December de 2021

NOTICIAS

O boom dos áudio livros resgata as tradições de narração oral

O boom dos áudio livros resgata as tradições de narração oral

Washington, 16 abr (Prensa Latina) O crescimento do consumo de áudio livros nos últimos meses, em decorrência do confinamento da Covid-19, hoje incentiva a aproximação às tradições da narração oral matizada com as novas tecnologias.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Plataformas como o Spotify dos EUA e o Audible se destacam na indústria de reprodução de som por streaming e usam clássicos da literatura para conquistar o público em todo o mundo.

Desta forma, a prática ancestral de contar histórias e transmitir experiências encontra novas formas de manter a sua vitalidade, transcende o cenário das praças e festivais de todo o mundo, para se instalar a apenas um clique de distância.

O Spotify, por exemplo, recorreu a uma seleção de textos internacionais nas vozes de figuras conhecidas de Hollywood como forma de diversificar seus serviços, melhorar a escuta e agregar usuários.

Este projeto inclui nove volumes narrados pela atriz Hilary Swank, o comediante Forest Whitaker, o youtuber David Dobrik, a intérprete britânica Cynthia Erivo, o ator Daniel Radcliffe, entre outros artistas.

Entre os títulos escolhidos para esta edição estão The Awakening, da escritora americana Kate Chopi; a autobiografia The Life of Frederick Douglass, American Slave; Frankenstein, da autora britânica Mary Shelley e Persuasão, de sua compatriota Jane Austen.

Por sua vez, a Audible está empenhada em trazer para este formato 400 novos livros, a maioria deles de ficção, gênero que – segundo as estatísticas – se destaca entre os mais consumidos nos últimos anos por um público essencialmente jovem, além da autoajuda, textos e ensaios.

Durante um painel virtual organizado pela representação espanhola desta iniciativa de reprodução online, o diretor digital da editora Planeta, Santos Palazzi alertou para a consolidação dos áudio livros no contexto atual, enquanto a líder do selo Anagrama Eva Congil destacou o impacto das novas tecnologias.

oda/lbl/kl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.