25 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ministro do Equador escapa de censura no Parlamento

Ministro do Equador escapa de censura no Parlamento

Quito 16 Abr (Prensa Latina) O ministro do Trabalho do Equador, Andrés Isch, foi hoje absolvido do impeachment a que foi submetido na Assembleia Nacional (parlamento) por cerca de sete horas, após denúncias de descumprimento de funções.

A moção de censura, promovida pelas deputadas Marcela Aguiñaga e Marcela Holguín, da bancada da Revolução Cidadã, não teve o apoio necessário de 91 votos para ser aprovada.

Depois do debate, na qual as interpelantes voltaram a explicar as causas da solicitação de julgamento político e e ele teve seu direito de defesa, somente 45 membros do plenário votaram a favor, 15 foram contra, 56 se abstiveram e também aconteceu um voto em branco.

Atribuir funções que não lhe correspondem, negar o acesso à informação pública ao Observatório da Deficiência e não cumprir a Constituição ao não rever o vencimento base unificado para 2021 e mantê-lo congelado em 400 dólares, foram alguns dos motivos invocados pelos parlamentares.

‘Este é um julgamento que visa fazer justiça aos milhões de trabalhadores que perderam sua fonte de trabalho, aos dois milhões de equatorianos que estão subempregados, ou seja, vivem com menos de US $ 400 por mês’, disse Aguiñaga.

Por seu lado, Holguín defendeu o poder de fiscalização da Assembleia Nacional, sobretudo face à perda de empregos numa das fases mais difíceis, não só pela pandemia do Covid-19, mas também pela crise econômica e humanitária gerada.

Em sua defesa, o titular alegou que assumiu o cargo no momento mais difícil da situação de emprego, quando apenas 16% da população economicamente ativa tinha emprego adequado.

Relativamente às causas específicas, disse que as decisões aplicadas permitiram a recuperação de posições, com mais de 120 mil contratos registados.

E quanto ao vencimento-base para 2021, justificou sua decisão no disposto no artigo 18 da CLT, segundo o qual, é fixado com base na inflação projetada para o ano seguinte.

Depois de sair ileso do processo de impeachment, Isch continuará seu trabalho e participará na próxima semana das primeiras reuniões das equipes de transição para a transferência do governo para o presidente eleito, Guillermo Lasso, que tomará posse no dia 24 de maio.

ode/scm/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES