16 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cacique brasileiro Raoni pede a Biden que ignore Bolsonaro

Cacique brasileiro Raoni pede a Biden que ignore Bolsonaro

Brasília, 16 abr (Prensa Latina) O cacique brasileiro Raoni Metektire, 91, realizou um evento virtual para pedir ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que ignore seu homólogo Jair Bolsonaro, que mente sobre o meio ambiente.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Nas imagens, o líder indígena admite que não consegue pronunciar o nome do governante americano, mas reitera que deve ter ouvido falar de Raoni e de sua luta.

Ele ressalta que os líderes anteriores o ouviram e espero que ele também dê atenção a isso. ‘Só esse presidente é contra mim (Bolsonaro). Se esse mau presidente lhe disser algo, ignore-o e diga: Raoni já falou comigo.’

Ele denuncia que o ex-militar ‘está querendo liberar o desmatamento em nossa selva, incentivando invasões em nossas terras’.

O cacique indígena da região do Xingu critica a política ambiental do governo brasileiro que ‘incentiva a mineração e a extração de madeira. Quero um rio limpo, uma floresta em pé. Por que eles nos odeiam tanto? Não quero que ninguém zombe disso’, comenta Raoni.

Ele pede a ajuda de Biden para ‘encontrar um caminho, uma solução para preservar o meio ambiente’.

Ela admite sentir-se triste por tudo que fez pela natureza e ‘está cada vez mais ameaçada a cada dia’.

O audiovisual do cacique foi ao ar depois que a presidência brasileira divulgou uma carta de sete páginas, antes da cúpula de chefes de estado sobre mudanças climáticas, que aconteceria em 22 de abril.

Bolsonaro garante na carta que está disposto a trabalhar para cumprir as metas ambientais no âmbito do Acordo de Paris, mas exige recursos da comunidade internacional.

Segundo Biden, a cúpula será a última chance do governo brasileiro apresentar um programa sólido de proteção ao meio ambiente.

Raoni pediu em janeiro ao Tribunal Penal Internacional de Haia para investigar Bolsonaro por ‘crimes contra a humanidade’, por perseguir indígenas, destruir seu habitat e ignorar seus direitos.

O ícone das comunidades indígenas da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, tornou-se conhecido internacionalmente como um ícone defensor do meio ambiente na década de 1980, quando apareceu ao lado do cantor britânico Sting.

mem/ocs/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.