7 de December de 2021

NOTICIAS

Restauração de Notre-Dame em Paris começará no final do ano

Restauração de Notre-Dame em Paris começará no final do ano

Paris, 15 abr (Prensa Latina) A fase de restauração da catedral de Notre-Dame de Paris começará no final de 2021 depois de garantir o local, disseram hoje as autoridades dois anos após o incêndio que destruiu partes do templo icônico.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo o general francês Jean-Louis Georgelin, presidente da agência encarregada da reconstrução, o fim da etapa dedicada a garantir o local, declarado Patrimônio Mundial em 1991, está programado para o verão.

Esperamos que o verão chegue a um ponto crítico, depois de dois anos de trabalho, parece muito tempo, mas é um edifício enorme, disseram os militares aposentados à emissora France Inter.

Georgelin acompanhará o presidente francês Emmanuel Macron na quinta-feira em uma visita à catedral com oito séculos de história.

Quanto à restauração, ele apontou para o final do ano o início dos trabalhos, enfrentando o objetivo de reabrir Notre-Dame à atividade religiosa e ao público em 2024, objetivo estabelecido pelo governo.

Vamos atingir este objetivo, disse Georgelin, chefe da entidade pública que reúne 35 empresas envolvidas na reconstrução.

Em 15 de abril de 2019, o templo estava a apenas 30 minutos de sucumbir às chamas, um incêndio ainda sob investigação, mas no momento a hipótese de um crime é a preferida.

O fogo na obra-prima gótica e no ícone parisiense danificou gravemente sua estrutura, destruindo o telhado e a espiral de 93 metros projetada por Eugène-Emmanuel Viollet-le-Duc.

As chamas ameaçavam derrubar a catedral de Notre-Dame de Paris, uma testemunha excepcional de eventos como a Revolução Francesa e a consagração de Napoleão I, capaz de sobreviver a duas guerras mundiais.

Segundo as autoridades, uma das ações mais complexas e demoradas do processo para garantir a construção foi a desmontagem de um andaime com 40.000 componentes e 300 toneladas de peso, desmontado praticamente peça por peça.

Há muitos momentos inesquecíveis daquele fatídico 15 de abril, desde os esforços de 600 bombeiros até os olhares incrédulos dos presentes e de milhões de telespectadores ao redor do mundo, mas nenhum mais profundamente enraizado do que aquele que ocorreu naquele dia por volta das 20 horas, hora local, quando a Flecha desmoronou.

agp/wmr/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.