5 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Pesquisa em andamento na Itália sobre a relação ciência-sociedade

Pesquisa em andamento na Itália sobre a relação ciência-sociedade

Roma, 15 de abr (Prensa Latina) O Conselho Nacional de Pesquisa (CNE) da Itália apresentou hoje um novo projeto de estudo que visa compreender e melhorar a relação entre ciência e sociedade.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O programa, denominado ‘Pontes’ e previsto para ser realizado em dois anos, é coordenado pelo Instituto de Detecção Eletromagnética do Meio Ambiente (Irea) do CNR de Milão e financiado pela Fundação Cariplo com fundos destinados a pesquisa social, ciência, tecnologia e sociedade, relatou o site cnr.it.

O projeto, a cargo do principal órgão de pesquisa multidisciplinar italiano e apoiado por várias instituições – detalha o texto – utiliza métodos participativos para compreender e fortalecer a relação entre ciência, sociedade e sistemas ecológicos no contexto do país.

A investigação tem como estudo de caso a fertilidade do solo, matéria definida pelo CNE como ‘complexa e polêmica, pois sua gestão e proteção implicam em novas relações e visões entre ciência, sociedade, ecossistemas e atores humanos e não humanos’.

Tema que, segundo ele, tem interesse local e global e se constitui em uma das três emergências do planeta, junto com as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade, declaradas assim pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

O processo envolverá milhares de jovens pesquisadores do CNR e de outras redes científicas, em torno das narrativas dominantes da sociedade ciência, que também contará com diversos encontros e seminários, em ambientes urbanos e rurais, e algumas atividades de ciência cidadã, apoiadas por educadores, artistas, especialistas em microbiologia do solo e agricultores.

Alba L’Astorina, coordenadora de ‘Pontes’, indicou que como o próprio nome indica, o projeto tem como objetivo ‘criar conexões entre as diferentes narrativas, saberes, disciplinas, gerações a partir de um caso concreto de pesquisa colaborativa que constrói uma nova consciência ecológica entre todos os participantes ‘.

‘O objetivo, frisou L’Astorina, é construir um caminho capaz de desenvolver uma atitude reflexiva nos pesquisadores, conscientizando-os de que são um recurso fértil para a Itália’.

Mas, enfatizou, a colaboração com estudiosos de outras disciplinas, artistas, cidadãos e outros atores sociais constitui ‘a única forma de ser responsável hoje, no sentido literal de ser capaz de responder, em situações de incerteza e complexidade, como a pandemia. que estamos experimentando. ‘.

mem / smp / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.