7 de December de 2021

NOTICIAS

Exposição de Van Gogh nos EUA explora novas sensações artísticas

Exposição de Van Gogh nos EUA explora novas sensações artísticas

Washington, 15 abr (Prensa Latina) A exposição Beyond Van Gogh começará hoje no Ice Palace Studios, na cidade americana de Miami, com o convite para sentir a arte de uma maneira diferente do que em um museu.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Organizada pelo estúdio Normal em Montreal, Canadá, a exposição digital reproduz a obra do pintor holandês impressionista Vincent Van Gogh e explora liberdades criativas como fazer o artista piscar os olhos em um dos muitos auto-retratos selecionados para a exposição.

Outra sala contém textos sobre sua vida, sobrepostos em telas com fundos de suas pinturas mais emblemáticas, uma das quais contém a frase ‘O amor sempre causa problemas, é verdade, mas devemos aceitar em seu favor que ele dá energia’, tirada de uma carta enviada a seu irmão Theo em 1884.

A turnê de 45 minutos inclui a mudança de imagens, uma trilha sonora com músicas da banda britânica The Beatles e do cantor-compositor americano Don McLean, e até mesmo a fumaça subindo nas formas de cachimbo do Van Gogh.

O espaço é transformado em um campo de girassóis, uma noite estrelada, uma paisagem da Holanda ou amendoeiras em flor no sul da França, e o sucesso da nova exposição está no compêndio de mais de 300 obras do pintor holandês.

Os criadores da exposição reconhecem a universalidade do artista, reconhecida por suas pinturas e pelos mitos ligados ao ouvido cortado e aos problemas psicológicos do ‘arquétipo torturado’ e dizem que a ideia é tornar visível a história, a emoção e a beleza de sua obra.

Vincent Willem Van Gogh é autor de 900 pinturas, incluindo 43 autorretratos, 148 aquarelas e 1.600 desenhos, e especialistas dizem que seu trabalho como pintor começou quando ele tinha 27 anos de idade com o propósito expresso de refletir o cotidiano em suas peças. jf/dgh/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.