1 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba-Granada: laços de solidariedade frutíferos

Cuba-Granada: laços de solidariedade frutíferos

Havana, 15 abr (Prensa Latina) Cuba e Granada, que hoje comemoram 42 anos de relações diplomáticas, mantêm um laço intenso de cooperação e solidariedade, interrompido apenas em 1983 pela invasão militar estadunidense naquela ilha do Caribe Oriental.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Os laços bilaterais começaram apenas 30 dias depois que o Movimento Nova Joia (NJM), liderado por Maurice Bishop, derrubou o regime repressivo de Eric Gairy em 13 de março de 1979, e anunciou inúmeras medidas populares.

Imediatamente assediado pela então administração americana de James Carter, o novo governo granadino solicitou e recebeu assistência econômica de vários países.

Cuba e Granada, que abriram embaixadas em St. George’s e Havana, concordaram com um extenso programa de cooperação técnica, que começou com a entrega do primeiro de 10 barcos de pesca, chamado ‘Manzanillo’, convertido em uma escola flutuante para jovens granadinos.

Funcionários da Divisão de Pesca do Ministério da Agricultura da época destacaram a contribuição cubana como um estímulo ao projeto de Bishop de criar um setor estatal moderno para a indústria pesqueira.

Desde o primeiro ano desse processo político também veio a primeira brigada médica cubana, uma reiterada colaboração de médicos e enfermeiros, especialmente durante as emergências naturais e a atual pandemia de Covid-19, partindo como um símbolo dessa ajuda para o Hospital Geral da ilha.

As autoridades de Granada, um país com 113.000 habitantes, destacaram especialmente a colaboração cubana em saúde, educação – que inclui bolsas de estudo para jovens granadinos – e construção civil, sendo o símbolo esta última o Aeroporto Internacional Maurice Bishop, para impulsionar a indústria do turismo.

O governo de Granada participa, como Cuba, de organizações de integração regional como a Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América-População (ALBA-TCP), a Comunidade do Caribe (Caricom) e a Comunidade dos Estados da América Latina e do Caribe (Celac).

Em todos os fóruns internacionais, Granada – juntamente com a quase unanimidade dos países membros das Nações Unidas – tem exigido o fim do bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba.

As estreitas relações bilaterais mostram benefícios mútuos para ambos os países neste 42ú aniversário, que está sendo comemorado em condições difíceis para todo o planeta.

mem/jl/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.