30 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Congresso do Partido e a conceituação do desenvolvimento em Cuba

Congresso do Partido e a conceituação do desenvolvimento em Cuba

Havana, 15 abr (Prensa Latina) A conceituação do modelo de desenvolvimento, delineado no Sétimo Congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC), marca linhas de continuidade com o Oitavo conclave da organização, quando restam apenas algumas horas para seu início.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Os quase 1.000 delegados reunidos no Palácio de Convenções desta capital, de 16 a 19 de abril de 2016, assistiram à apresentação no mais elevado encontro partidário do projeto para o progresso econômico e social do país caribenho.

Como foi apontado no relatório central do Sétimo Congresso, apresentado pelo primeiro secretário do PCC, Raúl Castro, o objetivo do documento foi basear as principais características do modelo, de modo que ele sirva como guia teórico e conceitual para a construção do socialismo.

Tudo isso, em ‘correspondência com nossas próprias características e esforços, baseados na história da nação e no processo revolucionário, na cultura, nas condições internas e na situação internacional, bem como nas experiências de outros países’, disse ele.

‘A consolidação e o desenvolvimento sustentável de nosso socialismo só é possível preservando os valores e aumentando a produtividade do trabalho, para que a riqueza cresça para sua distribuição justa e com ela o nível e qualidade de vida do povo, enfatiza a Resolução sobre o projeto.

Também um texto central do sétimo fórum foi ‘Bases do Plano Nacional para o desenvolvimento econômico e social até 2030: Visão proposta da nação. Eixos e setores estratégicos’, o resultado do trabalho de acadêmicos e especialistas de agências governamentais.

Os delegados aprovaram esses programas e a realização de consultas com todos os membros do Partido e da Liga da Juventude Comunista, bem como com representantes das organizações de massa e outros setores, com o objetivo de enriquecer e aperfeiçoar as políticas.

Outros pontos de análise nesse Congresso foram a evolução da economia no período de cinco anos 2011-2015, a implementação das Diretrizes do Partido e da Revolução, e a atualização das mesmas para o ciclo 2016-2021.

Raúl Castro, ratificado na posição de primeiro secretário do Partido, denunciou os efeitos do bloqueio dos EUA contra Cuba e reconheceu a mentalidade obsoleta e a falta de preparação e iniciativa de alguns funcionários como um problema.

O evento comemorou o 60ú aniversário do desembarque dos expedicionários do iate Granma, que iniciou a luta armada contra a ditadura de Fulgencio Batista, e o 90ú aniversário do líder histórico da Revolução, Fidel Castro, que pela última vez esteve fisicamente presente em um Congresso do PCC.

Em seu discurso na sessão de encerramento do conclave, Fidel Castro sentenciou: ‘Vamos empreender a marcha e vamos aperfeiçoar o que devemos aperfeiçoar, com lealdade meridiana e força unida (…), numa marcha imparável’.

Com este pano de fundo, a oitava reunião do partido, que começará amanhã e durará até a próxima segunda-feira, concentrará sua agenda na atualização da Conceituação do Modelo Econômico e Social, e do plano nacional de progresso até 2030.

agp/cgc/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.