11 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Supremo Tribunal Federal decide sobre anulação de sentenças de Lula

Supremo Tribunal Federal decide sobre anulação de sentenças de Lula

Brasília, 14 abr (Prensa Latina) O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil decidirá hoje se um tribunal penal da cidade de Curitiba é competente para julgar e condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A inépcia da décima terceira Vara Federal do Estado do Paraná para atuar nos chamados casos triplex do Guarujá, Atibaia e Instituto Lula, foi reconhecida no dia 8 de março pelo ministro Edson Fachin, do STF, e agora os demais juízes vão analisar se eles mantêm ou eliminam tal decisão.

O portal Consultor Jurídico garante que, embora prevaleçam consequências relacionadas ao assunto, como a elegibilidade de Lula e a extensão da sentença a outros processos da desativada operação Lava Jato, a discussão é técnica e não tem muito espaço para interpretação.

A resolução de Fachin derrubou as sentenças, restaurou ao fundador do Partido dos Trabalhadores seus direitos políticos e a possibilidade de participar da disputa pelo poder nas eleições do ano que vem.

De acordo com as normas legais, especifica o site, a resposta à questão será buscada no debate desta quarta-feira: ‘A Justiça Federal de Curitiba era competente para julgar os crimes a ela atribuídos?’

A incompetência da Justiça Federal de Curitiba para ‘julgar as denúncias indevidas movidas contra o ex-presidente Lula foi sustentada por nós desde a primeira declaração escrita que apresentamos no processo, ainda em 2016’, afirmaram na ocasião os defensores Cristiano Zanin e Valeska Teixeira.

Ressaltaram também, que a decisão de Fachin reconhece ‘que sempre acertamos nessa longa batalha judicial, em que nunca mudamos nossos fundamentos para demonstrar a nulidade do processo e a inocência do ex-presidente Lula e o lawfare (guerra jurídica) praticado contra ele’.

Portanto, a decisão está em linha com tudo o que a defesa apoiou nos últimos cinco anos de condução do processo.

No entanto, a equipe jurídica denunciou em nota, não ter competência para reverter o dano irreparável causado pelo ex-juiz Sérgio Moro e pelos procuradores da Lava Jato ‘ao ex-presidente Lula, à justiça e ao Estado Democrático de Direito’.

msm / ocs / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.