6 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Primeiro ministro do Haiti renuncia

Primeiro ministro do Haiti renuncia

Porto Príncipe 14 Abr (Prensa Latina) O primeiro-ministro do Haiti, Joseph Jouthe, anunciou hoje que renunciou ao cargo, sem dar outros detalhes de sua decisão.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Apresentei a minha renúncia ao Presidente da República, Sua Excelência Jovenel Moïse. Foi uma honra servir meu país como primeiro-ministro, escreveu ele na rede social Twitter.

Agradeceu também aos membros do Governo e aos parceiros técnicos e financeiros pela sua colaboração. Que Deus abençoe o Haiti!, conclui a breve mensagem.

A renúncia de Jouthe ocorre em um momento de forte tensão política e em meio a planos de reforma constitucional e eleições gerais promovidas pelo chefe de Estado, apesar de não haver um consenso mínimo entre as forças rivais.

A oposição e um grande número de plataformas sociais rejeitam as eleições e o referendo para modificar a Carta Magna, mantendo que o mandato constitucional de Moïse terminou em 7 de fevereiro.

Desde aquela data, cresceram as mobilizações antigovernamentais exigindo a saída do governante do Palácio Nacional e o estabelecimento de um governo transitório capaz de estabilizar a pequena nação caribenha.

Em meados do mês passado, o agora ex-primeiro-ministro ameaçou deixar o cargo e encaminhou carta de demissão ao chefe de Estado sem marcar data.

Uma fonte próxima ao Palácio Nacional disse na época que Jouthe estava sempre pronto para partir, ‘se a sua saída puder facilitar ou melhorar a coerência do governo’.

Jouthe é o quinto primeiro-ministro desde que Moísse assumiu o cargo, em fevereiro de 2017, e foi nomeado para o cargo em março do ano passado, sem ter sido empossado pelo já disfuncional Parlamento.

ga/ane/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.