28 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Oposição venezuelana insiste em saquear bens do país

Oposição venezuelana insiste em saquear bens do país

Caracas, 14 abr (Prensa Latina) O setor da oposição representado pelo ex-deputado Juan Guaidó insiste hoje em manobras para obter o controle dos bens bloqueados da Venezuela no exterior, denunciaram porta-vozes oficiais.

Segundo áudios divulgados ontem pelo presidente da Assembleia Nacional (Parlamento) Jorge Rodríguez, a facção política liderada por Guaidó pretende agora apropriar-se de mais de 53 milhões de dólares sequestrados da nação sul-americana nos Estados Unidos.

Rodríguez informou em entrevista coletiva sobre reunião entre dirigentes do chamado G4 – grupo de organizações da ala mais radical da oposição – para traçar um orçamento que deverá ser aprovado pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro.

O encontro contou com a presença do ex-deputado da Vontade Popular Sergio Vergara, que junto com Guaidó assinou o contrato com a seguradora norte-americana Silvercorp para organizar a Operação Gideon (maio de 2020), que visa perpetrar um assassinato e um golpe na Venezuela.

Em 23 de janeiro de 2019, Juan Guaidó se autoproclamou presidente a cargo da Venezuela, ato apoiado pela administração norte-americana de Donald Trump que abriu as portas para bloquear bilhões de dólares em bens e ativos do Estado venezuelano.

Desde então, esse setor político conspirou para privar a Venezuela de importantes ativos no exterior, como a petroleira Citgo (Estados Unidos), a petroquímica Monómeros (Colômbia) e as reservas de ouro do Banco da Inglaterra.

A saída de 53 milhões de dólares seria destinada a custear gastos do inexistente governo paralelo, defesa da democracia, relações exteriores e comunicações, entre outros.

O presidente do Parlamento venezuelano denunciou que esses recursos terão como objetivo dar continuidade aos planos conspiratórios contra as autoridades legítimas do país, além de aumentar os bolsos de Guaidó e seus colaboradores.

‘Quanto desse dinheiro vai para o povo da Venezuela, nem um centavo; tudo é pela conspiração, pela guerra psicológica, pela instalação de falsos positivos, mas principalmente para roubá-los’, declarou o chefe do órgão legislativo.

Rodríguez afirmou que, com esses recursos, pelo menos cinco milhões de venezuelanos poderiam ser imunizados por meio do Fundo de Acesso Global para Vacinas contra a Covid-19.

Apesar do bloqueio econômico e da perseguição financeira implementada por Washington, o Governo da Venezuela conseguiu consignar um adiantamento de 64 milhões de dólares para participar deste mecanismo, por um total de 11.374.400 doses.

‘São tão bárbaros que viram que o presidente Nicolás Maduro depositou 50% do valor total na Covax e preferem cortar o orçamento para as chamadas despesas sociais’, questionou Rodríguez.

Da mesma forma, instou a OFAC a investigar este grupo criminoso antes de entregar os recursos sequestrados à Venezuela; ‘Já provamos muitas vezes como Guaidó roubou milhões de dólares do povo, (…) engana não só a Venezuela, mas também os Estados Unidos’, disse.

O deputado da oposição, Luis Eduardo Martínez, instou as forças políticas contrárias ao Governo Bolivariano a se manifestarem contra as novas denúncias de corrupção feitas pelo chefe do Parlamento.

‘A oposição democrática venezuelana deve se manifestar (…) e exigir uma investigação exaustiva dos fatos mencionados; chega de impunidade, chegou a hora de compor fileiras em favor da probidade e de acabar com tantos roubos’, disse o parlamentar, de acordo com um comunicado de imprensa.

Por sua vez, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, qualificou de ‘arrepiantes’ as gravações divulgadas sobre a distribuição de milhões de dólares pertencentes à República.

‘Repartindo entre si o dinheiro que a Venezuela precisa para vacinas, remédios e alimentos, e que eles tem sequestrado e roubado nas Reservas Federais dos Estados Unidos e de contas no exterior’, condenou o presidente.

mem / wup / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES