6 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Decidida no Brasil Comissão para analisar a gestão do Covid-19

Decidida no Brasil Comissão para analisar a gestão do Covid-19

Brasília 14 Abr (Prensa Latina) O Supremo Tribunal Federal do Brasil decidirá hoje sobre a medida proferida por um juiz que determinou a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para analisar a gestão do governo diante da pandemia do Covid-19.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A expectativa é que o Tribunal Superior aprove a CPI, mas que os senadores definam os avanços.

Outra possibilidade é que o STF condicione o funcionamento do colegiado ao retorno ao trabalho presencial dos parlamentares, ainda sem data a ser definida.

A sessão experimental foi agendada prioritariamente para as 14h00, hora local, e será o primeiro item da agenda.

Assim, a análise deve anteceder o julgamento dos recursos de anulação das sentenças do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos processos abertos em decorrência da operação Lava Jato.

Cinco dias após a decisão monocromática do magistrado Luís Barroso, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, criou a CPI e juntou dois pedidos apresentados pelos senadores.

Um único comitê, além de investigar a gestão do patógeno pelo presidente Jair Bolsonaro, também tratará do repasse de recursos federais a estados e municípios.

Mas a instalação da comissão não será imediata, já que as lideranças partidárias terão 10 dias para indicar os integrantes daquela diretoria.

Pacheco leu o ato de criação da CPI na véspera, solicitado pelo senador oposicionista Randolfe Rodrigues e que tem por objetivo ‘apurar as ações e omissões do governo federal para enfrentar a pandemia no Brasil’.

Sobretudo, acrescentou, tendo em vista ‘a deterioração da saúde no Amazonas com a falta de oxigênio para pacientes internados nos primeiros meses de 2021’.

Durante a leitura, o senador comunicou ainda que a comissão também poderá apurar possíveis irregularidades em estados e municípios.

Recentemente, o deputado federal e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha denunciou o Bolsonaro pela prática de genocídio, com a criação de um ‘corredor da morte’ que levou o país a liderar o número diário de mortes devido ao Covid-19 em todo o mundo.

‘O Brasil não vai se livrar dessa praga (Bolsonaro) ainda, mas será julgado pelo genocídio e pelos atos cometidos’ contra o povo brasileiro, previu o parlamentar.

Até o momento, o gigante sul-americano acumula 358 mil 425 mortes e 13 milhões 599 mil 994 infecções pelo coronavírus SARS-CoV-2, causador do Covid-19.

mem/ocs/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.