1 de December de 2021

NOTICIAS

Biden comentará sobre a retirada das tropas dos EUA no Afeganistão

Biden comentará sobre a retirada das tropas dos EUA no Afeganistão

Washington, 14 abr (Prensa Latina) O presidente Joe Biden oferecerá hoje detalhes sobre seu plano de retirada das tropas americanas do Afeganistão em 11 de setembro, confirmou a porta-voz da Casa Branca Jen Psaki.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Esse dia marcará o 20ú aniversário dos ataques às Torres Gêmeas em Nova York e outros locais da América do Norte, que levaram Washington a desencadear o que chamou de sua guerra contra o terrorismo.

Segundo declarações da Psaki, divulgadas na véspera, Biden fará comentários na mansão executiva sobre o cronograma para atingir o objetivo mencionado em estreita colaboração com aliados e parceiros dos Estados Unidos.

Antes das declarações da porta-voz, um alto funcionário dos EUA anunciou em uma entrevista coletiva por telefone a intenção do presidente, cuja data se estende até 1ú de maio, quando Donald Trump, o antecessor de Biden, prometeu retirar os uniformizados do Afeganistão.

Esta fonte pediu anonimato e afirmou que os Estados Unidos vão pôr fim à guerra naquele país asiático, o mais longo da sua história, quase 20 anos após o início da participação nessa guerra.

Ele também especificou que nenhuma condição será imposta ao governo afegão ou ao Talibã para a retirada. Biden concluiu que uma abordagem baseada nas condições, usada nas últimas duas décadas, é uma receita para ficar no Afeganistão para sempre, disse ele.

Dados oficiais indicam que os Estados Unidos atualmente têm 3.500 soldados no Afeganistão, e a criticada Organização do Tratado do Atlântico Norte e os parceiros de Washington mantém outros 7.000 soldados.

Por meio da coordenação de todas as partes, a retirada total dos militares será alcançada no mesmo prazo estipulado por Biden, disse o governante.

msm / dsa / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.