6 de December de 2021

NOTICIAS

Sérvia determinada a aderir à União Europeia

Sérvia determinada a aderir à União Europeia

Belgrado 13 Abr (Prensa Latina) A Sérvia reiterou hoje que o seu objetivo prioritário é a adesão à União Europeia (UE) e como parte desse processo adota todas as medidas necessárias no domínio do Estado de Direito.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O Presidente da República, Aleksandar Vucic, sublinhou estas questões durante a reunião realizada com Sem Fabrizi, chefe da delegação da UE na Sérvia, para informar sobre as medidas tomadas nesta matéria e no que diz respeito à governação, de acordo com uma nota do Assessoria de Imprensa da Presidência.

A participação na reunião da primeira-ministra, Ana Brnabic, e de vários ministros do seu gabinete foi saudada pela delegada embaixadora da UE, que salientou que os progressos ao nível do Estado de direito e da governação democrática irão determinar o ritmo do progresso da Sérvia para a integração.

Ele fez referência ao Plano de Ação do país para os capítulos 23 e 24 referentes a essa área e que compõem o cadastro a ser cumprido como parte do programa de adesão estabelecido para cada estado que busca entrar no espaço comum.

Vucic destacou as ações na Assembleia Nacional (parlamento) para iniciar a segunda fase do diálogo entre os partidos políticos.

Referiu o início antecipado do grupo de trabalho para as eleições, encarregado da implementação das recomendações do Gabinete para as Instituições Democráticas e Direitos Humanos da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (Oiddh-OSCE).

Também é necessário, disse ele, elaborar o projeto e implementar o cronograma-chave das diretrizes no processo de reforma constitucional.

O presidente destacou a importância de se iniciar rapidamente a implementação das ações previstas no plano de ação da estratégia de mídia, que inclui o início da elaboração das reformas da Lei de Informação Pública e Mídia.

Outra questão relevante, sublinhou, é a revisão da redação de uma Lei de Financiamento de Actividades Políticas, de acordo com as recomendações do Oiddh, porque é mais uma das condições para a Sérvia avançar mais rapidamente nas conversações de adesão e alcançar progressos reais no Estado de Direito, disse ele.

As partes concordaram em enfatizar que neste processo de adesão é necessário ajustar as estratégias e legislações em outras áreas dos direitos fundamentais como a igualdade de gênero e a violência contra as mulheres, bem como na adoção de medidas significativas e eficazes no combate à corrupção, a nota concluiu.

mem/rmh/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.