18 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Magistrados do Tribunal Constitucional da Guatemala prestam juramento

Magistrados do Tribunal Constitucional da Guatemala prestam juramento

Guatemala, 13 abr (Prensa Latina) Em sessão solene, o Congresso da Guatemala jurará hoje oito dos 10 magistrados e suplentes eleitos para o Tribunal Constitucional (CC) 2021-2026.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Allan Rodríguez, presidente do Legislativo, informou que de acordo com o Acordo 11-2021 publicado na véspera, a cerimônia ocorrerá antes da reunião plenária às 13h00 hora local e, em seguida, a pauta continuará como acordado na Reunião do Bloco.

Os reeleitos titulares Roberto Molina, Dina Ochoa e Gloria Porras (até agora presidente) e Leyla Lemus, como nova aquisição, tomarão posse.

Os suplentes Walter Paulino Jiménez, Luis Alfonso Rosales, Juan José Samayoa e Rony Eulalio López também serão membros do CC.

Os desafios contra o titular Néster Vásquez e Claudia Paniagua, após um controverso processo de votação conduzido pela Ordem dos Advogados e Notários da Guatemala (Cang), permanecerão pendentes.

Neste caso, a magistrada Cristina Fernández permanecerá como uma alternativa e formando uma sessão plenária, aconteceu.

Os juízes do novo CC foram eleitos em representação dos três ramos do governo, a Universidade de San Carlos de Guatemala e o Cang.

Um dos maiores desafios para seus membros será demonstrar independência em relação aos órgãos que os nomearam; no entanto, analistas e a sociedade civil pensam que esperar isso é ingênuo em meio a constantes reclamações sobre a politização da justiça e conflitos de interesse.

Essa independência não deveria ser apenas daqueles que os nomearam, mas também de qualquer grupo de poder político ou crime organizado, disseram analistas à luz de nomeações igualmente controversas, como a de Lemus, que até recentemente era secretário geral da presidência.

Outros, como Molina (selecionada pelo Supremo Tribunal de Justiça) e Rosales (ex-congressista) têm empatia com a ex-congressista e esperançosa presidencial Zury Ríos, filha do ex-general Efraín Ríos Montt, denunciaram organizações civis que querem acabar com a impunidade.

jha/mmc/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.