28 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Egito e Rússia revisam cooperação bilateral

Egito e Rússia revisam cooperação bilateral

Cairo, 13 de abril (Prensa Latina) Os chanceleres do Egito e da Rússia, Sameh Shoukry e Sergei Lavrov, respectivamente, revisaram os mecanismos de cooperação bilateral para avançar em questões regionais e de interesse mútuo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Durante a conferência de imprensa realizada no Palácio Tahrir, da capital egípcia, o chanceler anfitrião referiu-se ao andamento da construção da central nuclear de Dabaa, a primeira do género no país graças ao financiamento e aconselhamento da potência europeia.

Outras questões giravam em torno da participação da Rússia na zona econômica do Canal de Suez, o desenvolvimento das ferrovias do gigante norte-africano e o apoio de Moscou ao pedido egípcio de inclusão na União Econômica da Eurásia.

Sobre a paz no Oriente Médio, ambas as autoridades concordaram sobre a necessidade de avançar para o estabelecimento de um estado independente da Palestina nas fronteiras de 1967, com Jerusalém Oriental como sua capital.

A este respeito, Lavrov instou a criar as condições que conduzam à retomada das conversações entre israelenses e palestinos sob a égide da Iniciativa de Paz Árabe.

Os dois líderes políticos também concordaram em realizar reuniões conjuntas para discutir os acontecimentos na Síria e na Líbia.

A Grande Represa do Renascimento centralizou boa parte do intercâmbio entre os chanceleres.

O Egito rejeitou a ‘intransigência’ da Etiópia e as ações unilaterais que dificultam o andamento das negociações, bem como a ausência de um acordo legal vinculante sobre o enchimento do reservatório.

A Rússia apóia os esforços da União Africana e dos demais atores internacionais envolvidos para alcançar uma solução benéfica para o Egito, Sudão e Etiópia, disse Lavrov.

A este respeito, Shoukry agradeceu a Moscou por qualquer iniciativa para promover o diálogo, confiante em sua capacidade e prestígio internacional.

O chefe da diplomacia russa também trocou ideias com o presidente Abdel Fattah El-Sisi, encontro incluído nesta visita oficial ao Cairo, que faz parte da sua passagem pelo Médio Oriente.

jcm / lcp / glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.