9 de December de 2021

NOTICIAS

CPI é criada no Brasil para investigar omissão diante da Covid-19

CPI é criada no Brasil para investigar omissão diante da Covid-19

Brasília, 13 abr (Prensa Latina) O presidente do Senado brasileiro, Rodrigo Pacheco, decidiu hoje instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre possíveis omissões do governo de Jair Bolsonaro na luta contra a pandemia da Covid-19.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Pacheco atenderá assim ao pedido feito pelo Juiz Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na semana passada, após ser notificado, o senador comentou que cumprirá a decisão, mas o momento é inoportuno para a operação do colegiado e isto pode representar ‘a coroação do fracasso nacional em enfrentar a pandemia’.

Barroso estava reagindo a um pedido apresentado à Suprema Corte pelos congressistas Jorge Kajuru e Alessandro Vieira. O CPI tem 31 assinaturas, quatro acima do mínimo exigido para ser instalado.

De acordo com o magistrado, o tribunal entende que uma comissão deve ser convocada quando os requisitos da Constituição forem cumpridos.

A análise do caso no plenário virtual começará na sexta-feira e os ministros terão até a sexta-feira seguinte para votar.

Desde o início da pandemia em fevereiro de 2020, Bolsonaro minimiza os efeitos do Covid-19, que ele descreveu como ‘uma gripezinha’, critica a adoção de confinamentos pelos governadores de estado e questiona o uso de máscaras.

Em mais de uma ocasião, o ex-capitão do Exército saiu para cumprimentar os partidários sem máscara facial e provocou uma multidão de pessoas, ao contrário das medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias.

O ex-oficial militar também é um defensor ferrenho da cloroquina como medicamento para combater o patógeno, sem provas científicas.

Também desde janeiro, a Procuradoria-Geral está investigando o desempenho do ex-ministro da saúde, General Eduardo Pazuello, por suspeitas de omissões na crise causada pela falta de cilindros de oxigênio no estado do noroeste do Amazonas.

A escassez causou o colapso do sistema de saúde na região e várias mortes.

‘Eu diria que esta é a CPI mais importante da história do Parlamento nos últimos 50 anos’. É uma comissão que pode impedir a continuação de um genocídio’, disse o senador Randolfe Rodrigues.

Até o momento, o Brasil tem 354.617 mortes e 13.517.808 pessoas infectadas pelo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19.

oda/ocs/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.