28 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Angola busca novos investimentos estrangeiros para pólo industrial

Angola busca novos investimentos estrangeiros para pólo industrial

Luanda, 13 abr (Prensa Latina) A Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, principal pólo industrial de Angola, recebe, pelo segundo dia consecutivo, a visita de diplomatas de diversos países, com o objetivo de promover o investimento direto estrangeiro.

Nas condições restritivas da Covid-19, a iniciativa do Ministério das Relações Exteriores (Mirex) ganha maior conotação em termos de divulgação das facilidades em infraestrutura e regulamentação legal para atração de negócios com participação de capital estrangeiro.

O convite da chancelaria contou esta terça-feira com representantes de nações europeias e africanas, sob o espírito da diplomacia económica, norma fundamental da política externa do Executivo chefiado pelo presidente, João Lourenço.

De acordo com o Secretário de Estado da Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, o quadro de estabilidade política do país constitui um importante trunfo para atrair investimentos duradouros que ajudem a substituir as importações, a promover os produtos exportáveis ​​e a diversificar a economia nacional.

O executivo está empenhado em reduzir a dependência do petróleo e dos diamantes, daí o compromisso de diversificar a estrutura produtiva interna, afirmou o governante ao iniciar o intercâmbio com diplomatas no ZEE na véspera.

Por ocasião da visita, a direcção do enclave montou uma exposição sobre as ofertas de cerca de vinte empresas sediadas na zona, cujas produções vão desde os sortidos industriais até aos agro-alimentares.

De acordo com a agência angolana de investimento privado e promoção das exportações, a ZEE atraiu mais de três mil milhões de dólares em projectos nos últimos três anos, com a adição de propostas de empresas nacionais e estrangeiras.

O director do enclave, Henrique da Silva, especificou que em 2020 o valor do investimento foi de 120 milhões de dólares, o que representou um retrocesso face aos períodos anteriores, devido ao impacto da pandemia Covid-19.

Dotada de vantagens fiscais, a demarcação conta com 21 reservas flexíveis, sete das quais industriais, seis agrícolas e oito mineiras, distribuídas entre os concelhos de Luandes Viana, Cacuaco e Icolo e Bengo, e os concelhos de Dande e Ambriz, da vizinha província do Bengo.

agp / mjm / glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES