6 de December de 2021

NOTICIAS

Tribunal declara os resultados eleitorais em El Salvador

Tribunal declara os resultados eleitorais em El Salvador

San Salvador, 12 abril (Prensa Latina) O Tribunal Superior Eleitoral de El Salvador (TSE) ratificou hoje o resultado das eleições legislativas e municipais de 28 de fevereiro, após declarar inadmissíveis cerca de 40 recursos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O tribunal eleitoral declarou com firmeza os resultados das eleições para as 84 cadeiras da Assembleia Legislativa, as 20 do Parlamento Centro-americano (Parlacen) e os 262 governos municipais deste país.

Noel Orellana, magistrado do TSE, confirmou que o prazo para as impugnações já expirou e anunciou que as novas credenciais serão entregues na próxima quinta-feira, 15 de abril.

Entre os recursos avaliados pelo órgão eleitoral, são múltiplos os pedidos de abertura de urnas em territórios onde a margem de votos entre os candidatos era muito estreita.

Segundo dados oficiais, o partido governista Novas Ideias obteve 56 deputados, 10 deles em coligação com a Grande Aliança pela Unidade Nacional (GANA), formação que levou Nayib Bukele à presidência da República.

O Alianza Republicana Nacionalista (Arena) conquistou 14 cadeiras, quatro delas em coalizão com a Democracia Salvadoreña e uma com o partido Concertación Nacional (PCN).

O GANA venceu cinco concelhos, a Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN) venceu quatro, o PCN dois, enquanto Nuestro Tiempo, Democracia Cristiana e Vamos atingiu uma cada um.

Com esta correlação na Assembleia, o partido no poder poderá governar sem ter de concordar com a oposição, que corre o risco de se tornar irrelevante, como já o definem Bukele e os seus apoiantes.

jcm / cmv / db

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.