5 de December de 2021

NOTICIAS

López Obrador espera que Biden regule negócios de armas nos EUA

López Obrador espera que Biden regule negócios de armas nos EUA

Cidade do México, 12 abr (Prensa Latina) O presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador expressou hoje sua esperança de que seu colega americano, Joe Biden, envie uma iniciativa ao Congresso para regulamentar a venda de armas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em sua coletiva de imprensa matinal no Palácio Nacional, o presidente disse que o tráfico dos Estados Unidos para o México diminuiu, mas não terminou.

Estamos muito cientes das propostas do Presidente Biden no sentido de controlar a comercialização de armas, muitas das quais são introduzidas em nosso país; esperamos que ela vá ao Congresso como uma iniciativa para regulamentar a produção e distribuição de armas’, reiterou ele.

Também advertiu que a atual administração não permite o tráfico de armas por cumplicidade entre as autoridades e os traficantes.

‘Não haverá impunidade. É importante que se saiba que o tráfico de armas não é tolerado e que há mais controle’, disse ele.

Disse que o Ministério da Defesa e a Marinha estão agindo para controlar o tráfico de armas.

No ano passado, durante o grave conflito sobre a água do Rio Grande, que é entregue aos Estados Unidos sob um acordo internacional que data de 1940, participaram produtores de Chihuahua e houve também criminosos armados de Jalisco graças a esta transferência, lembrou o presidente.

Referiu que naquele momento a Guarda Nacional, que estava guardando a barragem de La Boquilla, não tinha outra escolha senão agir de acordo e evitar qualquer confronto com ela desarmada.

Mas ao deixar o local, os produtores e os criminosos de Jalisco que participaram ocuparam as instalações.

Meses depois, em uma apreensão de armas em Nayarit, foram descobertas armas deixadas por membros da Guarda Nacional em Chihuahua, o que demonstrou a participação criminosa do grupo criminoso Jalisco.

jcm/lma/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.