16 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Alerta sobre perigo de derretimento do gelo antártico é fortalecido

Alerta sobre perigo de derretimento do gelo antártico é fortalecido

Londres, 12 abr (Prensa Latina) Um estudo reitera que o derretimento das plataformas de gelo da Antártica aumentará o nível do mar em vários centímetros, com consequências catastróficas para a natureza, especificam hoje fontes científicas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com a revista Geophysical Research Letters, especialistas destacaram a necessidade de limitar o aquecimento global até o final deste século a 2 graus Celsius e não a 4.

Especialistas destacam a importância das plataformas, pois evitam que as geleiras em terra fluam livremente para o oceano e contribuam para a elevação do nível do mar.

Outro estudo realizado pelo Instituto Potsdam para Pesquisa de Impacto Climático da Alemanha e publicado pela revista Nature sugere que a Antártica – com uma existência aproximada de 34 milhões de anos – pode derreter se a falta de controle sobre o aquecimento global continuar, transformando o degelo em um processo irreversível.

Se as temperaturas médias subirem 4 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais por um longo período de tempo, grande parte do gelo da Antártica Ocidental se desintegrará.

Este fenômeno causará um aumento de 6,5 metros no nível do mar em todo o mundo; esse aumento devastaria cidades costeiras como Nova York, Tóquio e Londres.

O pior cenário seria um aumento no aquecimento global se os níveis atuais de emissões de gases de efeito estufa pudessem continuar até o ano 2.100.

As coisas podem ficar muito piores se as temperaturas globais subirem acima dos níveis pré-industriais por um longo período de tempo.

Se isso acontecer, mais de 70% do atual gelo da Antártica será irreversivelmente perdido, dizem os especialistas que preveem um continente sem gelo e um aumento de quase 58 metros no nível global do mar.

mem/joe/kl

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.